Indicação nº 10/2021, de 30/03/2021

AUTOR: Vereador Marquinho Moreira

PEDIDO: Formalização de parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social para elaboração de kit de alimentos para as crianças matriculadas nas creches do município.

O Vereador que a presente subscreve, solicita à Mesa, após tramitação regimental, que seja encaminhado expediente ao Exmo. Sr. Manoel Eugênio Nery – Prefeito Municipal, com cópia a Ilma. Sr.ª Selma Maria Rodrigues Ramires – Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Ilma. Sr.ª Terislene Conegundes Nery – Secretária Municipal de Assistência Social, fazendo a seguinte solicitação:

Na atual realidade, ocasionada pela pandemia covid-19, muitas famílias encontra-se desempregadas e passando por dificuldades financeiras, faltando, até mesmo, o pão em suas mesas, onde grande parte das crianças dessas famílias, tinham acesso a uma alimentação digna nas creches em que estudavam.

Em virtude da paralização das aulas, estas crianças perderam até mesmo esta refeição, encontrando-se em perigo de subnutrição por falta de alimentos.

Sabemos que a Secretaria de Educação possui verba para elaboração de merenda escolar e que, em consequência da pandemia, as aulas encontram-se suspensas. Por outro lado, a Secretaria de Assistência Social também possui recursos para aquisição de alimentos e cestas básicas.

Seria de grande ajuda uma parceria entre estas pastas no intuito de formulação de kit de alimentos para atender as crianças que estão impedidas de frequentarem as creches, por medida de prevenção ao covid-19.

A nutricionista da Secretaria de Educação poderia realizar cardápio balanceado e de menor custo para auxiliar nos itens que integrarão os kits de alimentos, proporcionando uma melhoria significativa na vida dessas crianças tão necessitadas.

Plenário das Deliberações, Ver. Deusdete Ferreira Paes, 30 de março de 2021.

Ver. Marquinho Moreira

PL