15ª Sessão Ordinária: 01/06/2026
ATA DA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA, do 2º Período Legislativo, da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Camapuã, Estado de Mato Grosso do Sul, realizada com início, às 19 horas, do dia 1 de junho de 2.026, no SINSEC[1], sito à Rua Das Paineiras, 232, Parque dos Ipês, Camapuã-MS. Presente os Nobres Edis: Ver. Pedro Dias Pereira (Pedrinho Cabeleireiro), Presidente; Vereador Carlos Coco, Vice-Presidente; Verª Dayane Fernandes Amorim (Dayane Fernandes), 1ª Secretária; Ver. Nilcilei Cavalheiro Pereira (Nilcilei Dog), 2º Secretário; Ver. Ademar Laurindo; Ver. Hélio Policial; Ver. Lellis Ferreira da Silva; Ver. Luiz Gonzaga Alves de Lima Filho (Luiz Gonzaga); Ver. Ronnie Sandro Rezende Gonçalves (Ronnie Sandro). Comprovado o número legal de Vereadores para a abertura dos trabalhos, o Vereador Pedro Dias Pereira (Pedrinho Cabeleireiro), Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Camapuã-MS, invocando a proteção de Deus e, em nome da liberdade e da democracia, declarou aberta a presente Sessão. Em seguida, o Presidente colocou em discussão a Ata da 14ª Sessão Ordinária, do 2º Período Legislativo, da 19ª Legislatura, do dia 25 de maio de 2.026. Logo após, o presidente colocou em votação a referida Ata que foi aprovada por unanimidade pelos Nobres Edis. 1ª Secretária – Verª Dayane Fernandes – [2]Correspondências Recebidas – OFÍCIO N. 287/2026-GAB, CAMAPUÃ-MS, 25 DE MAIO DE 2026. REF.: VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI N°. 011, DE 13 DE ABRIL DE 2026; OFÍCIO OFC – UA – 2053/2026. EMENTA: PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAIS DE GOVERNO. PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2021. RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS, FINANCEIROS E FISCAIS DEVIDAMENTE DEMONSTRADOS. EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO FAVORÁVEL À APROVAÇÃO, COM RESSALVAS, DAS CONTAS ANUAIS DE GOVERNO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAPUÃ, RELATIVAS AO EXERCÍCIO DE 2021, SOB A RESPONSABILIDADE DE MANOEL EUGÊNIO NERY; OFÍCIO N°. 110/2026 – SEAFIP. Camapuã-MS, 18 de maio de 2026. Senhor Presidente, REF BALANCETES. Encaminha-se os Balancetes do mês de março e abril de 2026, referente aos fundos: Fundo Municipal de Saúde; Fundo Municipal de Assistência Social; Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; Fundo Municipal de Investimento Social; Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério; Fundo Municipal de Meio Ambiente; Fundo Municipal de Incentivo e Assistência a Cultura; Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o da Prefeitura Municipal. Atenciosamente, Manoel Eugênio Nery, Prefeito municipal. GRANDE EXPEDIENTE – Ver. Lellis Ferreira da Silva – Senhor Presidente, secretária, senhores vereadores, entrei com duas moções de aplausos que serão colocadas na Ordem do Dia da presente sessão. A primeira moção de aplausos é para a Diretoria do Campo Poeirinha, o amigo Antônio Largão, ao diretor de esporte, bem como também ao Secretário Cláudio Mariano, bem como também ao Tesoureiro Professor Agnaldo, pela realização do Nono Campeonato dos Pioneiros do Poeirinha. Foi um campeonato que foi realizado em cinco rodadas, e neste último domingo agora teve a disputa do quinto lugar, do terceiro e do primeiro lugar. Parabenizo a toda a Diretoria do Poeirinha, bem como também aos árbitros, aos apoiadores, ao pessoal que ficou no bar, ao pessoal que ficou nas mesas, de mesário. Então, todos estão de parabéns, foi um campeonato realizado com muito sucesso, e estão todos de parabéns, o pessoal do Poeirinha, bem como também a todas as equipes, todos os atletas que participaram do campeonato. A segunda moção de aplausos é para o time que se consagrou campeão, o time do Antônio Lopes, pela brilhante conquista. A disputa foi nos pênaltis, o jogo normal foi zero a zero, e na disputa dos pênaltis a equipe do Antônio Largão se consagrou campeã, derrotando por cinco pênaltis convertidos a quatro. Estão todos os atletas de parabéns, são todos guerreiros. Os goleiros fizeram grande atuação, tanto da equipe campeã quanto da vice-campeã, fizeram grandes defesas. Então, estão todos de parabéns, bem como os atletas também, que fizeram um jogo muito disputado e venceu, teve o resultado na disputa dos pênaltis. Estão todos de parabéns, a equipe do Antônio Lopes, bem como as demais equipes também. Senhor presidente, nós viemos fazer cobranças também. Faço a cobrança aqui na manutenção da arena sintética. O campo sintético precisa de manutenção, bem como também a rede precisa de manutenção, precisa ser erguida, bem como também tem refletores apagados. A gente vem pedir ao secretário de esporte, bem como ao prefeito, para que tomem as atitudes, as ações necessárias para a manutenção do campo sintético, arena sintética. Bem como também, senhor presidente, um outro pedido da população que chegou para mim na última semana, a respeito de uma passarela na Rua Marechal Rondon. Na verdade, ali é um sonho daqueles moradores, da família do Sr. Sebastião da Banana, que no futuro seja realizada a construção de uma ponte. Inclusive, o Vereador Nilcilei Dog fez uma indicação solicitando para que no futuro seja construída uma ponte na Rua Marechal Rondon. Pedimos ao nosso prefeito, bem como também aos nossos senadores, que destinam emendas parlamentares de infraestrutura, para que no futuro possa ser construída uma ponte na Rua Marechal Rondon. APARTE – Ver. Hélio Policial – Senhor Presidente e senhor vereador que ocupa essa tribuna. Veja bem, senhor presidente, é penoso poder conviver um momento deste. Vereador, o senhor sabe que nós aqui estamos representando a população. A Constituição Federal nos colocou nesta condição por meio do voto popular. Desde o início de dois mil e vinte e um, nós estamos com uma situação daquela ali bastante difícil, até de debater, até de dialogar. A gente vê uma passarela daquela, e nós hoje temos um instrumento, Vereadora Dayane, possível e passível de resolver essa problemática, que são as nossas emendas individuais. É possível que esta Casa Legislativa se reúna e se debruce para resolver aquela problemática porque aquilo é um absurdo, se eu fosse aplicar um predicativo para aquela condição, senhor vereador. Eu agradeço ao senhor pelo aparte, por conceder o aparte, e comungo com vossa excelência pela cobrança. E dizer que é possível, repito, a gente se reunir e destinar, porque não é algo exorbitante, senhor presidente, é algo singelo. Uma passarela não é algo de outro mundo. Não é uma obra grande. Difícil é aquela obra que o governo fez aqui da ponte descendo a Rua do Banco do Brasil, foi uma obra maior. Agora uma passarela é algo singelo, que a gente tem que tomar providências, reunir com o secretário, com o prefeito, e, se for necessário, que a gente destine, cada um dos vereadores destine parte de sua emenda individual para solucionar aquele problema. Vereador, muito obrigado, desculpe tomar o tempo do senhor, mas é algo extremamente urgente e preciso. Ver. Lellis Ferreira da Silva – Eu que agradeço, Excelentíssimo Vereador Hélio, foram palavras que vieram para somar e para contribuir. E a ideia é muito boa. Com certeza podemos estar reunidos no futuro para, quem sabe, através das nossas emendas impositivas, estar alocando recursos para a construção de uma passarela, bem como de uma ponte. E a questão da ponte, Vereador Hélio, a gente tem os nossos senadores também. A gente já apresentou à Tereza Cristina, através do nosso Vereador Ademar Laurindo, colocando recursos para a construção de pontes na zona rural. Bem como nós podemos conversar para que no futuro seja colocada na Rua Marechal Rondon uma ponte com recurso da nossa Senadora Tereza Cristina, que é grande parceira do nosso município e sempre contribui, através de emenda, através de recurso, para o nosso município. Nós temos que lutar e correr atrás. Pode ter certeza que a gente tem que correr atrás dos nossos sonhos, e com certeza um dia vai se realizar, atendendo assim a demanda dos moradores da região e trazendo uma ponte de concreto na Rua Marechal Rondon, atendendo bem como as imediações, pensando também no futuro do nosso Parque de Exposição, que fica naquela região. Bem como o cartório eleitoral, temos as igrejas, é uma obra muito importante. Já é uma indicação do Excelentíssimo Vereador Nilcilei Dog, indicação de anos anteriores dos outros vereadores também. E vamos correr atrás. Se Deus quiser, no futuro tenha uma construção de uma ponte. São essas as minhas palavras, senhor presidente, muito obrigado. Ver. Hélio Policial – [3]Um dia triste, apresentamos hoje aqui, em conjunto com o Vereador Luiz Gonzaga, uma moção de pesar aos familiares e amigos de Abelina Rosa dos Santos Fogaça. É a genitora do nosso amigo, do nosso companheiro, do nosso irmão ali, Josias Fogaça, o Josias ali do lanche, faleceu dia vinte e três de maio agora. Ficam aqui as nossas homenagens póstumas aos familiares e amigos da Dona Abelina. De igual forma, também apresento uma moção de pesar ao meu amigo, companheiro, Sr. Osmar Rodrigues, conhecido de forma carinhosa, meu amigo do peito mesmo. Sr. Osmar era conhecido como Sr. Nego, e eu tive uma proximidade, senhores vereadores, com o Sr. Nego por conta de que eu o conheci por meio de uma pessoa que guarda uma relação extraplaneta Terra, como diz o meu amigo Everaldo, que ele sempre dizia que eu e o Ceará das Panelas nós tínhamos algo em vida, além de vidas anteriores a esta aqui na Terra. Então, conheci o Sr. Nego por intermédio do meu amigo Ceará das Panelas, que também já não está mais conosco aqui, deixamos as homenagens. Hoje é um dia triste por apresentarmos essa moção de pesar aos familiares tanto da Dona Abelina, mãe do Josias, quanto do Sr. Osmar Rodrigues, Sr. Nego. Então, ficam aqui minhas homenagens, as nossas homenagens, a cada um dos parentes e amigos do Sr. Nego e da Dona Abelina. Senhores vereadores, senhor presidente, eu hei de fazer uma trajetória que eu costumo falar constantemente aqui nesta Casa, Dr. Wilson, sempre converso com ele a respeito das regras constitucionais, das funções inerentes ao cargo de vereador, aquilo que a Constituição Federal leciona e aquilo que a Constituição Federal veda, Dr. Wilson. Dentro do estudo da Constituição, nós estudamos o chamado constitucionalismo, Vereadora Dayane. O constitucionalismo é justamente do surgimento das constituições. Por que surgiram as constituições mundo afora? Qual é o valor da Constituição? Qual é a essência principal? Qual é a função essencial das constituições? E é para assegurar, Dr. Wilson, a base que tem do conceito, mais próximo porque conceito de Constituição é muito difícil de se conceituar, mas vários autores tratam disso. Ferdinand Lassalle, me recordo que ele fala que é um pedaço de papel, mas que tem um conteúdo extremamente importante, que é o quê? Controlar o poder do soberano. E hoje a gente viu aqui, chegando a esta Casa Legislativa, um projeto de lei apresentado pelo Nobre Colega Vereador Nilcilei Dog, que apresentava, senhores vereadores, uma condição de um calendário esportivo para a secretaria de esporte do nosso município. E o prefeito parece-me que vetou, apresentou um veto de forma integral àquele projeto que, inclusive, foi aprovado aqui nesta Casa Legislativa. E que, naquela ocasião, por conta de um momento ímpar para mim, para a Vereadora Dayane, Vereador Pedrinho, Vereador Ronnie e também para outros vereadores, que havíamos votado dois projetos de lei naquela ocasião que foram aprovados aqui nesta Casa, que autorizavam o Poder Legislativo Municipal a celebrar esses convênios com as farmácias públicas e com estabelecimentos para adquirir cestas básicas para a assistência social e medicamentos para a rede pública quando estiverem em falta por motivo de burocracia, que a gente sabe disso. E hoje a gente vê e fica mais feliz em poder dar seguimento a esse trabalho, Vereador Luiz Gonzaga, porque sabemos que estamos no caminho certo. A gente vê que tem sempre apoio do nosso jurídico aqui, apoio dos colegas da comissão, Vereador Luiz, Vereador Carlos Coco, e também vê que temos um reflexo positivo lá dentro do jurídico da prefeitura do município, que é o Secretário de Assuntos Jurídicos Dr. Edson, que, se estiver nos assistindo aí, receba o nosso abraço. Então, a gente vê que, nessa análise jurídica, Dr. Wilson, graças a Deus, estamos fazendo um bom trabalho, procuramos fazer o melhor da gente. Muitas vezes, esse colega que não é do ramo do Direito, Vereador Ronnie, não consegue entender, mas a gente tem o suporte aqui do jurídico, a gente tem o suporte dos outros colegas, que podem estudar e buscar um denominador comum. Inclusive, eu sempre falo aqui que o conjunto de regras do ordenamento jurídico não se limita apenas, somente, tão somente, a um conjunto de regras positivadas. Ou seja, aquilo que está escrito nas leis, que está positivado na lei física, não se limita àquilo. Ele vai mais além, vai além daquilo que nós imaginamos. Existe toda uma questão de principiologia dentro do Direito, existe uma questão de hermenêutica, de interpretação, muitas vezes, a gente lê o texto da lei, mas o texto está querendo dizer outra coisa. Existe a doutrina, existe a jurisprudência dos tribunais que ensinam, inclusive, Vereador Pedrinho Cabeleireiro, está sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal, novamente, essa questão de nepotismo. Então, notem que há uma evolução no ordenamento jurídico e nós temos que nos adaptar a isso. E, pensando nisso, é que me sinto mais firme em poder trabalhar com vocês, poder fazer o melhor, levar o bem-estar para a nossa população. Inclusive, a gente sabe que todos os atos da administração pública, está aqui o nosso Presidente Pedrinho, que já está no quarto ano de presidente desta Casa, Vereadora Dayane, eleita presidente, se assim poderíamos falar, para o próximo biênio desta Casa Legislativa, eles sabem muito bem que tudo o que se vai fazer tem que obedecer aos critérios de legalidade, que, inclusive, a Constituição Federal, em seu Artigo 37, trata sobre os princípios da administração pública. Lá estão os princípios, e um deles é o princípio da legalidade. O que quer dizer esse princípio da legalidade? Que a administração pública só pode fazer aquilo que está previsto em lei, não pode sair fazendo de qualquer forma. E nós vemos aqui, eu recebi várias mensagens, várias ligações de pessoas dando conta da situação do transporte escolar, Vereador Luiz Gonzaga, Vossa Excelência muito bem está sempre presente e vê isso. E nós sabemos que, inclusive, Vereador Pedrinho, Vossa Excelência esteve conosco aí, Vereador Ronnie, Vereador Ademar Laurindo, Vereador Lellis, que foi nosso presidente, sabe que, no início do ano, Vereadora Dayane, quando uma empresa ganha a licitação de um trajeto, pode acontecer de outros alunos daquela região mudarem para aquela localidade. E aí acaba tendo que fazer um aditivo, tem que fazer um novo procedimento e, às vezes, por conta daquela burocracia que todos nós sabemos que a administração pública é submetida, acaba gerando um certo transtorno, um certo atraso, e quem sofre são aquelas pessoas que necessitam daquele serviço público. Eu, como disse a vocês, recebi diversas mensagens, diversas ligações dando conta dessa situação, dessa pendência, mas despachei com a Secretária Selma, e ela está à disposição para, se for o caso, fazer a doação de combustível. Se for o caso, se estiver dentro da lei, dentro das normas, vai buscar um aditivo, vai buscar, se for necessário, fazer um novo processo, um novo procedimento licitatório para atender isso aí que eu sempre falo aqui, senhor presidente, a educação é a base da sociedade. Então, a gente tem que estar com o olho clínico, sempre vejo todos os colegas aqui pensando nisso. E eu tenho certeza de que essa problemática vai ser solucionada. Recordo-me de um nome de uma cidadã de Camapuã, Ana, sempre manda mensagem para mim buscando resolver esse problema do transporte escolar aqui no nosso município. Mas a gente sabe também, Vereador Ronnie, que, como eu disse a vocês, nós não nos baseamos somente em [4]leis positivadas, mas sim nas questões principiológicas, Vereador Lellis, nós sabemos que a administração pública (…). Não vou me alongar, não quero me estender hoje, porque todas as vezes eu venho aqui e falo vinte minutos e ainda quero pegar um pouco depois nas explicações finais. Eu quero ser obediente àquilo que as regras regimentais, Ronnie Sandro, têm me pautado aqui neste Legislativo. O princípio da reserva do possível leciona, senhores vereadores, que a administração pública não está obrigada a fazer tudo, ela está obrigada a fazer aquilo que pode. E, pensando nisso, Vereador Ronnie, é que cotidianamente a gente visita os gabinetes de deputados estaduais, apresentamos as prioridades para o governador do Estado, secretário, vamos a Brasília-DF buscar dar essa sustentação para o Prefeito Manoel Nery e seu secretariado, ser subsidiado por meio de recursos, emendas parlamentares, para que a saúde financeira do município prospere. Nós sabemos que teve um reflexo direto, senhores vereadores, já falei aqui a respeito dessa isenção do imposto de renda até cinco mil reais. Senhor Presidente, teve um reflexo direto no Fundo de Participação dos Municípios, ou seja, diminuiu o repasse da União para os municípios, e isso tem um reflexo direto no orçamento do município e, consequentemente, nos investimentos daqueles setores que mais precisam. Sempre comento aqui que, quando se vai cortar gasto, Vereador Ronnie, o povo já fala em austeridade fiscal, tem o termo novo aí, austeridade fiscal, que é sempre cortar onde? Cortar naqueles pontos onde as pessoas mais precisam. Mas eu convido cada um dos senhores para que continuemos no mesmo diapasão, buscando melhorar a vida das pessoas, melhorar o município, trazer soluções para os problemas, e é sabido que em todo lugar tem problema, e problema foi feito para ser resolvido. Recordo-me que quando estudava lá na quarta, quinta série, a professora trazia diversos problemas de matemática. Então, aqueles problemas eram para ser resolvidos, eu caminho nessa mesma linha, Vereador Lellis, buscando a solução dos problemas. E tenho certeza de que cada um dos senhores vereadores, de uma forma ou de outra, também trabalha nesse sentido de buscar a solução dos problemas. Uns na condição de situação, outros na condição de oposição, e isso nos fortalece por sabermos que o farol que guia esta Câmara de Vereadores, Vereador Carlos Coco, é único, objetivo único: melhorar a vida da nossa população. Senhores vereadores, tenhamos uma excelente noite e uma ótima semana. Obrigada, senhor presidente. Ver. Carlos Coco – Senhor Presidente, trazendo aqui três indicações. A primeira é endereçada ao nosso Prefeito Manoel Nery e também ao Euro Nunes Varanis Júnior – Superintendente Regional do DNIT. Eu peço a construção de um redutor de velocidade ali, ou um quebra-molas, na BR-060. Eu tinha feito essa indicação no ano passado e eu a repito ali no cruzamento da CEP Márcio Elias Nery, na escola agrícola, onde passa o transporte escolar, que ele cruza vindo ali da escola e cruzando para ir para a outra escola dentro da Vila Industrial. Então, o redutor que tem ali é só subindo, e nós necessitamos de um redutor, o fluxo de veículos está aumentando e a gente vê que ali é muito perigoso, o transportador escolar tem que estar atravessando ali e eles sempre estão pedindo para a gente ver se consegue um redutor para quem está descendo também. Então, eu faço esse pedido novamente, faço essa indicação, pedindo. Até deixo aí para mais algum vereador que talvez queira pedir também, para ver se nós conseguimos, a hora que chegar um ponto de ter um redutor de velocidade descendo para ficar melhor o cruzamento ali, com certeza vai ajudar toda a população que trafega ali na BR-060, naquela região. Trago também uma indicação ao Prefeito Manoel Nery e ao Secretário Jean Carlos para que seja realizada a abertura da Rua Independência, lá no Distrito da Pontinha do Cocho, que liga a Rua Campo Grande a Camapuã. Até falando de Rua Campo Grande e Camapuã, me lembro que fizemos, eu fiz um projeto, que foi votado através de todos os vereadores da Câmara, no ano passado, para trocar os nomes das ruas, e não trocaram ainda, Vereadora Dayane. Nós ainda estamos lá recebendo IPTU, recebendo as águas, ainda não mudaram. Até pedi para o líder do prefeito ver se ele fala com eles lá, até quando tem obrigatoriedade para poder mudar o nome da rua porque eu coloquei de uma, a Campo Grande, de Manoel Benedito Ferreira, e a outra Eduardo Fernandes – não me lembro o restante – da Silva. Então, isso aí ainda não foi trocado, ainda está vindo tudo no nome antigo. Tem mais uma indicação ao Prefeito Manoel Nery e também ao Antônio Giovani Diniz da Rocha – Secretário Municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo, para que seja realizada a construção de um tanque para a criação de peixe na propriedade da Sra. Ana Cristina de Souza Ribeiro, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo Programa Porteira para Dentro. Então, eu peço isso aí, fazendo esse pedido ao nosso secretário do agronegócio, para que vá lá ver para nós, que ele sempre pede. Se tiver um, vai com o pessoal, vai vendo, para a hora que for lá fazer uma etapa, e a gente já estar na programação. Quem nos assiste lá na região da Pontinha do Cocho, se ver isso, procurar mais, fazer também o pedido para a gente estar fazendo, para que, na hora que for lá fazer uma etapa. Eu quero agradecer também, hoje estive lá com o prefeito, conversando um pouco, falando com ele sobre algumas demandas que a gente tem, e busquei lá, senhor presidente, informações sobre o nosso campo de futebol lá na Pontinha do Cocho. E eu fui buscar informação sobre o que acontece. Por que está parada a obra e não tem como dar continuidade? A verdade é que ele disse que aquela firma quebrou, ela não tem mais como continuar, e agora tem que esperar. Enquanto não tiver documentação, não vai ter como. Não adianta falar nada porque enquanto não organizar a documentação, não vai fazer o campo, não tem como fazer por conta disso aí. Está atrasado, ele sabe, ele vê o erro, mas o erro não foi dele, o erro foi do engenheiro, ele falou para mim, explicou muito bem, e aí eu falei: “então, eu vou até comentar lá”, porque a gente viu uns comentários nas redes sociais esses dias atrás. Presidente – Ver. Pedrinho Cabeleireiro – Só para complementar a fala de vossa excelência, ele não fala de executar a firma ou de fazer uma nova licitação? O que ele fala? Ver. Carlos Coco – Ele não falou sobre isso, de executar, não. Não falou isso para mim. Talvez a gente tenha que buscar mais informações, porque aí eu nem perguntei. [5]Talvez até tenha como, talvez o Dr. Wilson, o jurídico da câmara, talvez até tenha como dizer isso para nós, por conta disso aí, mas o que ele disse é que ele não consegue, aquela firma lá não consegue mais fazer, porque é a mesma firma lá de Terenos-MS. Presidente – Ver. Pedrinho Cabeleireiro – É, falando com o nosso jurídico aqui, que tem bastante conhecimento, ele falou que o prefeito tem que notificar a empresa e chamar a segunda empresa para estar executando o serviço. Ver. Carlos Coco – Correto. Então, nosso líder leva a informação lá para ele depois, para falar isso para nós, trazer isso para nós, porque a população cobra isso de nós. Presidente – Ver. Pedrinho Cabeleireiro – O que não pode, vereador, é a população ficar à mercê. Então, tem que fazer as coisas. Se a empresa vencedora não está fazendo o serviço, ele tem que notificar essa empresa e depois convocar a segunda empresa. Ver. Carlos Coco – É verdade, com certeza. Eu quero agradecer também o patrolamento lá na região que foi feita para ir no Chicão. Eu tinha pedido para fazer ali, para passar em frente ao Sr. Florêncio, o transporte escolar estava pedindo lá. Foi feito esses dias, está pronto, agora o transporte escolar está descendo lá. Então são essas as minhas palavras. Depois, no finalzinho, nós voltamos aí para falar alguma coisa a mais, agradecendo à população. Obrigado, senhor presidente. Ver. Luiz Gonzaga – Eu quero também aqui já estender minha moção de pesar, meus sentimentos ao Josias e toda a sua família, ao Gustavo, pela perda da Dona Abelina Rosa dos Santos Fogaça. Fica aqui meu abraço, meu sentimento a todos vocês, a família. Também gostaria de fazer uma solicitação endereçada ao nosso prefeito, para que execute um quebra-molas, ou redutor de velocidade, na Rua Benício de Moura, nas mediações do número quatrocentos e trinta e oito, perto da estação de tratamento da SANESUL. O pessoal está reclamando bastante lá. Presidente, eu escutei aqui atentamente, cada dia que eu venho aqui é um aprendizado, não é? E aí, escutar um vereador falar que vai pegar sua emenda impositiva para ajudar a fazer uma passarela, que é um valor insignificante, é a mesma coisa de dar um tapa na minha cara e dizer que a administração de Camapuã não é ruim, é péssima. Porque falar que eu tenho que pegar minha emenda impositiva para ajudar a fazer uma passarela, e essa passarela, por incrível que pareça, o jurídico da prefeitura passa lá porque no dia que nós estávamos lá filmando, ele estava passando, igual, se segurando na corda. Então, é uma vergonha. Eu faço um compromisso com todos os vereadores aqui: eu dou a minha emenda impositiva integral, mas para que aumente a compra de produtos da merenda escolar para dar para os professores, funcionários, que até isso cortou aqui em Camapuã, no município. O que sempre teve, até isso cortou. Então pode pegar a minha emenda impositiva e aumenta a compra aí de mercadoria, e vamos dar merenda escolar para os professores, para os funcionários, porque no município pode e deveria continuar. Isso é um absurdo, cortar uma coisa que a vida inteira tiveram. Essa contenção de gasto em Camapuã é incrível, mas contrata e faz aditivo de quase oitocentos mil. Agora, se tem dinheiro para fazer aditivo, por que corta até merenda escolar para os professores? É uma vergonha. E aí, eu tenho ainda que escutar aqui o prefeito mentir para o vereador, vir aqui e tentar defendê-lo, porque ele mentiu, porque aquilo lá é uma mentira, o jurídico acabou de explicar, se a empresa não fez o serviço, ela tem que ser notificada, tem que devolver o dinheiro, é o mínimo, e já se executa de outra forma. Agora, pior: aquele campo de futebol lá da Pontinha foi prometido no aniversário da cidade em dois mil e vinte e um. O prefeito prometeu junto com o vice-prefeito lá, foi sensacional. Até porque está ali a nossa Arquiteta Cleide, que fez o projeto, agora que eu lembrei, Cleide, você está aí, é verdade. Ela fez o projeto em dois mil e vinte e um. Simplesmente foram lá e arrancaram a grama que os próprios meninos tinham plantado para jogar bola. Agora vai fazer um torneio lá, não tem como jogar bola. Vossa excelência é um atleta, nosso Vereador Ademar Laurindo, como é que vai jogar bola naquele chão duro? Não tem, mas vai continuar mentindo para o povo da Pontinha? É mentira. Está lá aquela vergonha. Como é que deixa um jovem colocar uma trave de bambu? Nós estamos no século vinte e um, moço. Trave de bambu eu fazia na minha época quando eu tinha quinze anos. Agora, deixar colocar? Aquilo lá é uma falta de consideração com o povo da Pontinha. Eu só quero saber quem vai ter a coragem de ir lá nessa festa, vai fazer inauguração do campo, Vereador Nilcilei Dog, no campo do terrão lá? Vai fazer? Porque vai ser inauguração, vai para seis anos que prometeu, vai inaugurar o campo lá. Eu não posso acreditar que nós vamos levar essa mentira para o povo de Camapuã, porque isso é uma mentira, vir aqui e ainda falar que o prefeito mandou. Mas eu queria também hoje deixar aqui, nós fomos na promotoria hoje, acabamos de fazer uma denúncia. APARTE – Ver. Nilcilei Dog – Ouvindo atentamente as palavras anteriores aí, foi falado que é a mesma empresa que foi notificada lá em Terenos-MS, é isso? Ver. Luiz Gonzaga – Não sei. Ver. Nilcilei Dog – Foi isso, nobre vereador? É porque aquela ponte lá do Valeriano é a mesma empresa de Terenos-MS, é a que está lá na justiça, e o prefeito não notificou essa empresa até hoje, e não veio esclarecer aqui se pagou algo a mais para aquela empresa, o que aconteceu, e a ponte está lá caída novamente porque os materiais novos não foram trocados, instalados. A base da ponte continua madeira velha. Só para deixar mais essa informação aqui. Ver. Luiz Gonzaga – Aí depois ainda tem gente que vai na rede social nossa falar que nós criticamos. Será que alguém vai ter que pedir na minha rede social para mim vir aqui defender o quê? Se aí troca uma ponte daquela e ainda deixa ela trincada, e nem notifica a empresa, mas pior é nós vermos um pai, uma mãe, lutar pelo seu direito do filho estar na escola, ser chamado pelo Conselho Tutelar porque ele é obrigado a colocar o filho na escola, e a nossa prefeitura não ir buscar uma criança que está desde março sem aula. Aí eu fico perguntando: onde está o dinheiro que nós aprovamos aqui, presidente, para a educação? Onde foi investido isso? Foram quase trinta milhões, acho que isso que o nobre líder do prefeito falou aqui, para a educação. Cadê esse dinheiro? São seis quilômetros para buscar essa criança, que tem que andar, e a criança está sem aula desde março. Agora você imagina o seguinte: eu vou pegar, a nossa secretária vai dar uma gasolina para o pai vir trazer, ele tem que parar de trabalhar, Vereador Ronnie Sandro, ele tem que sair cedo da casa dele, que patrão vai aceitar isso? Ele já paga imposto para isso. Não é possível um negócio desse, nós temos que vir aqui escutar. Não é só para mim que reclama, reclama para o Vereador Ronnie, para o presidente, para o líder. Poxa vida, e ninguém vai fazer nada? Não vai mudar isso em Camapuã? Criança sem aula. Esse é o sexto ano de mandato do prefeito, e ainda não conseguiu adequar? Se fosse para o primeiro ano de mandato dele, eu até ia aceitar, primeiro ano, até ele interagir com tudo, mas no sexto ano ter criança fora da sala de aula? Para mim, eu fico indignado. Onde vai o dinheiro da educação? Se já e para refazer a solicitação, por que já não refez? Para essa criança vir para a sala de aula. Aí tem que o Vereador Luiz Gonzaga e o Vereador Nilcilei Dog fazer uma denúncia no Ministério Público porque o pai veio pedir para a gente. Não é pior? [6]Não é vergonhoso para uma administração dessa? Vai lá e resolve. Foi pedido para eles, então cada dia fica pior? Não melhora? Eu até tive uma pergunta na minha rede social falando assim: “vereador, você e o outro vereador só cobram, vocês precisam mostrar o que vocês trouxeram”. Eu vou fazer uma pergunta para essa que me perguntou, você tem que pegar o vereador que você votou e perguntar o que ele trouxe neste um ano e meio que eu estou aqui. Para o vereador que você votou, pergunta para ele assim: “quanto que você trouxe de emenda parlamentar que você conseguiu com os seus deputados?” É só você perguntar para ele, aí depois eu vou te falar, porque o meu, durante este um ano e meio, acho que vai ser um milhão e meio quase. Agora pergunta para o vereador que você votou, que você tem todo o direito de perguntar para ele, quanto que o seu vereador buscou e trouxe, pago de emenda para Camapuã. É simples, essa é a resposta. A gente ainda tem que escutar isso daqui. Então, a gente deixa aqui para o povo da Pontinha, mas está aí, final do mês que vem vai ter a inauguração do campo com arquibancada, grama, vestiário e tudo mais. O prefeito vai estar aí, vai mentir para vocês de novo, que não deu, que a empresa não sei o quê, só faz seis anos que ele prometeu, mas ainda vai continuar com a mentira. Mas vão pedir voto para vocês, para deputado federal, deputado estadual, senador, presidente e governador. Vai aí na Pontinha pedir voto. Hoje eu estou bem light, então vou deixar só este recado para o pessoal da Pontinha. E deixar aqui um grande abraço a todos, uma boa semana. [7]Semana que vem, acho que a gente não vai ter sessão. Não é, presidente? Presidente – Ver. Pedrinho Cabeleireiro – Isso vai depender da agenda de vossa excelência, não é? Então eu estava até conversando com o líder ali fora, mas a gente vai decidir depois. Mas, se for o caso, irei comunicar aos demais vereadores. Ver. Luiz Gonzaga – Um grande abraço a todos e uma boa semana. Ver. Nilcilei Dog – Senhor Presidente, quero aqui também deixar um esclarecimento em relação ao campo ali da Pontinha do Cocho. Eu estive ali presente, eu estive na primeira campanha lá, quando apoiei o atual prefeito, quando fizeram vídeo prometendo esse campo. E eu falo que prometeu mesmo, porque eu tenho toda aquela matéria lá, eu estou falando de dois mil e vinte. Quantos anos já se passaram? Então, para o prefeito fica muito feio ele passar essa desinformação. Eu não consegui ainda, eu não sei se já chegou a ser publicado no Diário Oficial, eu não vi, até peço para o pessoal me passar essa informação, [8]se o prefeito pelo menos já rescindiu o contrato com aquela empresa, conforme manda nossa lei de licitação, porque já ultrapassou mais de um ano e alguns meses que está parada aquela obra. Foi pago quase cinquenta por cento do valor do contrato principal daquela obra e não foi executado cinquenta por cento do projeto. Vai recuperar esse dinheiro? A notificação da empresa, processo administrativo, nada disso foi feito até o momento. Se foi feito, ele tem que apresentar para esta Casa. E eu até vou solicitar um ofício nesse sentido, porque eu não creio que ele teve a capacidade de falar isso aí, a não ser que falou porque ele quer estar presente lá no torneio que os meninos do distrito estão organizando, e ele certamente será questionado em vários aspectos relacionados a essa obra do campo. Infelizmente, isso aí tem que falar porque é vergonhoso mesmo, principalmente se tratando do esporte. Já deixei bem claro aqui que nessas bolas divididas relacionadas ao esporte em Camapuã, aqui eu vou pôr meu pé, nem que seja para quebrar, estou pronto. Outro fato também interessante, já pegando o gancho em relação ao esporte, está aqui o Nobre Vereador Lellis, primeiro, quero parabenizá-lo, campeão da nona edição do campeonato do Poeirinha, um dos cobradores oficiais de pênalti agora do clube. Está de parabéns, mais um que o Ancelotti não viu. Então, parabéns, vereador, parabéns à sua equipe, parabéns pela sua moção de aplausos. A situação que se encontra ali, principalmente o sanitário, gente. Para mim, que estou todos os dias ali na beira do campo Poeirinha, treinando com os veteranos, entre outras brincadeiras, [9]para mim já está chato isso, toda vez eu escuto a mesma coisa, presidente. Eu creio que todos aqui ouvem. Está muito chato isso. Foi destinada emenda e ninguém sabe para onde foi essa emenda impositiva. APARTE – Ver. Lellis Ferreira da Silva – Primeiramente, obrigado aí pelos parabéns. E a questão do Poeirinha, vossa excelência já destinou emenda para lá, e eu acredito emenda impositiva. E eu não lembro se vossa excelência indicou, mas eu, na primeira vez que nós indicamos as emendas, eu coloquei quarenta mil no Poeirinha. Eu acredito que o Vereador Luiz Gonzaga e vossa excelência conquistaram alguma coisa também. Acho que o Vereador Ademar Laurindo também conquistou alguma coisa, acho que foi com o Júnior Mochi, tudo para ser investido lá no Poeirinha. São cobranças que nós realmente temos que fazer, e o Poeirinha hoje é a realidade, é um dos melhores, tirando a ARMAC, que tem estrutura já, o Poeirinha também precisa de investimento lá, na questão do banheiro, como diz vossa excelência, na questão do vestiário, banheiro feminino e masculino, que para nós que frequentamos lá, vossa excelência frequenta lá também, é vergonhoso. Não tem banheiro masculino e feminino lá. Para nós que levamos a família, levamos a mulher, as crianças, é uma coisa que está passando da hora já. Eu agradeço o aparte, só para complementar a fala de vossa excelência e tem meu apoio aí. Muito obrigado. Ver. Nilcilei Dog – Obrigado, vereador. Só para lembrar: a minha emenda impositiva, junto com o Nobre Vereador Luiz Gonzaga, nós iríamos realmente destinar para o Poeirinha, mas retiramos em cima da hora, nos acréscimos mesmo, porque naquele momento nós vimos que o Nobre Vereador Lellis havia destinado quarenta mil para o Poeirinha, e dentro daquele período de um ano, como a lei determina que o prefeito tem que executar aquele recurso, não foi executado. Então, [10]naquela ocasião, eu falei para o vereador que nós não iríamos destinar para lá, porque o prefeito tinha que destinar, tinha que executar esse recurso que o Vereador Lellis havia destinado para o Poeirinha, e nós destinamos para algumas outras entidades. Outro fato, até quero comunicar aos nobres pares, também quero consultar o jurídico desta Casa se pode, se está tudo legal, se está tudo certo em relação ao nosso Poliesportivo. Todos sabem que ali já virou motivo de inquérito civil. Constatamos ali alguns superfaturamentos em determinados itens que foram licitados. Foi o que mais trouxe preocupação para nós, quanto ao Ministério Público. E o que mais chama atenção, nós, que provavelmente vamos todos agora ter que abraçar essa campanha do nosso governador, essa reeleição, ao que tudo indica, ficou um clima muito chato no ar. E eu já havia observado que a prefeitura colocou uma lona sobre a placa da obra, a placa que foi licitada e que é de total responsabilidade do Município de Camapuã-MS. Então, havia a placa, que é obra da prefeitura de Camapuã, agora colocaram uma placa de lona sobre aquela placa metálica, que é o objeto licitado, é a placa metálica, dizendo que a obra é do Estado. Então, eu quero deixar bem claro para a nossa população que essa culpa aí, de tudo que aconteceu no Poli, todo esse atraso, todas essas investigações, denúncias, não é de competência do nosso Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Ela é completamente de responsabilidade da Prefeitura de Camapuã-MS. O nosso governador veio aqui, juntamente, na época, com o ex-Governador Reinaldo Azambuja, prometeram direcionar quatro milhões para aquela reforma, chegaram aos cofres da prefeitura, foi destinado, começou a execução, a prefeitura licitou e aconteceu toda essa lambança. Então, essa culpa não pode recair sobre o nosso governo. A prefeitura tem que se explicar. Até quero saber se pode colocar uma lona lá, nobre jurídico. A prefeitura pode colocar uma lona? Obra do governo do Estado em cima de uma obra que é da prefeitura, foi licitada pela prefeitura, os fiscais são da prefeitura, a prefeitura licitou todas as planilhas orçamentárias. De repente, quando surge um inquérito civil em questão da obra, a prefeitura vai lá e lança uma lona que é obra do Estado ou querem lançar essa culpa para o Estado? Eu não acredito nisso. Isso é muito estranho. Isso é algo de a gente procurar saber qual é a finalidade, o porquê dessa lona. Eu quero deixar aqui também, bem claro para todos, eu estava até fazendo as contas hoje, eu vi que a nossa vereadora, provavelmente, ela vai falar aqui do projeto da FEMEC, juntamente com as mulheres ali. De antemão, parabenizá-la pela atitude, pelo evento que elas vêm fazendo, que vocês vêm realizando. Nós estivemos nesse final de semana, inclusive hoje, na quadrinha do Marrocos, nobre vereadora, é impossível não falar do buraco naquela calçada que está desde dois mil e dezoito. Eu não posso colocar essa culpa cem por cento nesta administração, está desde dois mil e dezoito, Vereador Ronnie. Foram lá, fizeram o serviço que não era de fazer, que é cortar um pé de goiaba, e deu no que falar, mas ir lá e resolver aquela situação, que é de finalizar ali para a comunidade aquele buraco, aquela erosão. Hoje eu estive ali juntamente com o Alexandre e a gente filmando, mostrando, a Dona Maria, o pessoal comentando. Ali, não sei se todos têm o conhecimento, a APAE faz as atividades educacionais ali, nobre presidente, aquelas crianças estão constantemente na quadrinha, nas proximidades daquele buraco, e não é qualquer buraco, qualquer erosão. Então, fica muito chato isso. Se você for somar tudo o que já foi investido ali naquele buraco, menos de doze metros de erosão que são deteriorados ali, o que o município não deve ter gastado ali de dois mil e dezoito para cá, Vereador Ronnie? Já dava para fazer a calçada toda ali daquele perímetro urbano, somente naquela rua. Então, eu acho que isso um pouco é falta de planejamento, falta de consideração. Outra opção seria, até lanço aqui, não sei se poderia, estou vendo que a vereadora está atrás do espaço das meninas da FEMEC, estão todas empenhadas. Por que não terceiriza a pracinha do Marrocos, nobre presidente? Eu vejo que hoje, em Camapuã-MS, é a única praça que, assim, óbvio que todos os servidores estão de parabéns, cuidam como podem, na medida do possível, mas ali na quadrinha do Marrocos, se você passa ali às quatro horas da tarde, você vê ali um fluxo de casal, de namorado, de criança, de desportista. É o dia todo, é toda semana. Então, está lá abandonado, com os materiais lá dentro, daquelas peças abandonadas. Tem sanitário, tem uma cozinha, dá para fazer uma varanda, se pudesse terceirizar, eu vi vários projetos em outras cidades que têm o Adote uma Praça. Dá para colocar na mão de alguém, de um pequeno produtor, de uma pessoa que é MEI, para tomar conta, para não deixar largado. Temos uma represinha lá que são os moradores mesmo que cuidam, colocaram alguns peixes, algumas carpas, eles plantam. E a gente tem que parabenizar os moradores, como os servidores estavam lá hoje trabalhando, cuidando, zelando, mas está abandonado. Eu acho que tem outra serventia, dá para beneficiar um grupo, uma pessoa, alguém que trabalha, para não deixar naquelas condições até nós recuperarmos totalmente a nossa praça central. Se nós vamos ali na praça do Bairro Alto, próximo ao cemitério, está um descaso, lá na Vila Industrial, outro problema, nobre presidente. Então, eu creio que, para resolver esse problema, já que a prefeitura está em contenção de gastos e provavelmente este ano não vai fazer nada de novo lá, procure alguém que tenha interesse, terceiriza, passa para essa pessoa ganhar o seu lucro, o seu pão de cada dia, vai atender as crianças. Só sei que não pode vender bebida alcoólica porque é patrimônio público, mas dá para fazer essa parceria com alguma entidade, dá para colocar alguém que cuide mesmo, que invista alto ali, porque a estrutura é boa. O que falta é zelo e comprometimento. Então, nobre presidente, eu só queria deixar essas informações aqui para todos. Boa noite. Verª Dayane Fernandes – Eu quero, então, senhor presidente, entrar com duas indicações nesta noite. A primeira, nós estamos iniciando o mês das festas juninas e, no ano passado, eu tive a oportunidade de participar de quase todas as festas juninas aqui da cidade. E uma das minhas preocupações foi justamente com a letra de muitas músicas que são dançadas durante as apresentações das crianças. Nesta noite, eu trago a indicação de que seja feita uma análise cuidadosa das músicas apresentadas em festas juninas, observando-se as letras, independentemente do ritmo musical. Eu lembro também que, quando estava como psicóloga no CRAS, eu trabalhava na assistência social, a gente tinha uma preocupação justamente das músicas que seriam apresentadas ali pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eu entendo que, nos nossos lares, nas nossas casas, nós temos mais liberdade de ouvir ou não o que a gente quer, mas sendo a escola um espaço de formação, não apenas de ensino, mas de formação cidadã, eu acredito que nós precisamos ter essa preocupação, uma vez que os adultos são os responsáveis e as crianças muitas vezes escolhem até desconhecendo do que está se tratando naquela letra. Eu me lembro de ver um professor, certa vez, sentar com os alunos e explicar do que se tratava o contexto, e eles desistirem por conta própria, visto que alguns incitam desde violências das mais diferentes formas. Sei também que é de responsabilidade do município apenas as escolas municipais, mas quero fazer um convite para a nossa secretária de educação e para o Poder Executivo, para que a gente possa também convidar o governo do Estado, os responsáveis pelas escolas estaduais, para que a gente possa conversar e dialogar sobre isso. É bem preocupante e, se Deus quiser, eu terei a oportunidade de participar novamente das festas juninas, vou fazer uma análise ainda mais criteriosa sobre isso, uma vez que sou mãe também e é um cuidado que eu também tenho. Até ouvi o vereador falando sobre a praça. Agradecer e convidá-lo, Vereador Nilcilei Dog, assim como os demais aqui presentes, que nós estaremos lá amanhã em mais uma edição da FEMEC, a Feira das Mulheres Empreendedoras, que é uma ação da Procuradoria da Mulher de início e que agora passa a ter uma autonomia muito maior. As empreendedoras já estão preparando tudo ali e aguardando com muito carinho. E quero, vereador, acrescentar à sua fala a Dona Luzia, ali do Mercado Zamio. Ela mora de frente para a praça e é ela que cuida, de maneira particular, ali das carpas, como o senhor bem falou. E eu trouxe indicações no ano passado do cuidado da praça, este ano eu já apresentei novamente aqui, vereador. Sei também que o nosso presidente destinou emenda impositiva para colocar um parquinho ali na praça. Então, concordo com a fala de vossa excelência e, para ser justa com ela, não está todo abandonado por conta de que ela cuida, ela planta árvores. Inclusive, ela tem uma preocupação, e eu trouxe aqui também, de uma espécie de árvore ali que deteriora, que prejudica as abelhas e outros insetos também. Que bom que o senhor falou nesta noite e reforço a fala do senhor aqui, pedindo uma atenção especial, porque ela veio me cobrando, inclusive mandando mensagem: “e aí, e a praça?”. Então, Dona Luzia, está aqui a fala desta vereadora, hoje também complementada pela fala do Vereador Nilcilei Dog, fazendo um coro aqui em busca de melhorias e reconhecendo o trabalho da senhora para toda a sociedade. Também hoje estou entrando com uma indicação de que seja aderido o Projeto Sand Box, lançado pela Anatel, que permite que a prefeitura [11]instale antenas e levem conectividade onde não tem cobertura. A Pontinha do Cocho, sem dúvida nenhuma, é uma das minhas prioridades quando apresento esta indicação aqui nesta noite, mas por que não também estender às outras comunidades da área rural? Esse ainda é um projeto-piloto de ambiente regulatório experimental, mas ele foi instituído em dois mil e vinte e quatro, através do Ato nº 2.062, e tem até dois mil e vinte e oito para as prefeituras fazerem a adesão ao projeto. Então, o projeto é desenvolvido através da Anatel, em parceria com os municípios, que concede uma autorização para instalar e manter a infraestrutura. Esse sinal também não é só de Wi-Fi, também atenderia o sinal de celular, que não tem também na Pontinha do Cocho. Não é, Vereador Carlos? Assim como também a Comunidade dos Melhados seria viável, enfim, a Comunidade Santa Bárbara e em tantas outras. Geralmente, as grandes operadoras não querem, não veem viabilidade econômica para instalar nessas comunidades pequenas, mas que é tão fundamental, tão necessário, especialmente nos dias de hoje. São essas as minhas reivindicações na noite de hoje, senhor presidente. Eu quero só reforçar mais uma vez o pedido e o convite, na verdade, para estarmos juntos amanhã na nossa edição da FEMEC aqui na Praça do Marrocos, e a nossa próxima edição será na Vila Industrial. A todos que são parceiros, meu muito obrigada, e que Deus abençoe a nossa semana. ORDEM DO DIA – 1ª Secretária – Verª Dayane Fernandes – ORDEM DO DIA PARA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 01 DE JUNHO DE 2026. 1º – Cinco Indicações de autoria do Ver. Nilcilei Dog, endereçadas à diversas autoridades, fazendo pedidos de providências; 2º – Três Indicações de autoria do Ver. Carlos Coco, endereçadas à diversas autoridades, fazendo pedidos de providências; 3º – Duas Indicação de autoria da Ver.ª Dayane Fernandes, endereçada à diversas autoridades, fazendo pedidos de providências; 4º – Uma Indicação de autoria do Ver. Luiz Gonzaga, endereçadas à diversas autoridades, fazendo pedidos de providências; 5º – Duas Moção de Aplauso de autoria do Ver. Lellis Ferreira da Silva, endereçadas à diversas personalidades; 6º – Uma Moção de Aplauso de autoria do Ver. Nilcilei Dog, endereçadas à diversas personalidades; 7º – Uma Moção de Pesar de autoria do Ver. Luiz Gonzaga em conjunto com o Vereador Hélio Policial, endereçada aos familiares da saudosa Abelina Rosa dos Santos Fogaça; 8º – Uma Moção de Pesar de autoria do Ver. Hélio Policial, endereçada aos familiares do saudoso José Osmar Rodrigues. Plenário das Deliberações, Ver. Deusdete Ferreira Paes, 01 de junho de 2026. Em seguida, o presidente colocou em discussão a Ordem do Dia e, não havendo, a mesma foi à votação e obteve aprovação unânime dos senhores vereadores. EXPLICAÇÕES PESSOAIS – Ver. Nilcilei Dog – Senhor Presidente, volto aqui a esta tribuna. Agora, de maneira muito especial, quero deixar a minha moção de aplausos nesta noite, em especial aqui à nossa Professora Tati Furtado. Então, nos termos regimentais, apresento a moção de aplausos à equipe Nova Geração, categoria ano/base 2014, em reconhecimento à brilhante participação na Copa Pelezinho Estadual, representando, com dedicação, esforço e espírito esportivo, o município. A presente homenagem é destinada aos Atletas Luis Felipe, Gabriel Henrique, Lucas, Hugo, João Miguel Tijoto, Arthur, Luiz Fernando, João Pedro e Gabriel, bem como à comissão técnica composta por Tatiane Furtado e Santiago, pelo empenho, disciplina e comprometimento demonstrados ao longo da competição. Então, nobre presidente, só quero deixar esses aplausos aqui a essas crianças, aos pais dessas crianças, a todos aqueles que patrocinam também, fornecem ali a sua ajuda, colaboram para a Escolinha Nova Geração da Professora Tati, a essas crianças que bravamente chegaram até as quartas de final ali, representando o nosso município. Então, as crianças não tiveram êxito aqui, não conseguiram avançar na Copa Pelezinho, mas deixaram o seu legado e dedicação. Em especial, a gente também quer agradecer, falo aqui em meu nome e em nome do Vereador Luiz Gonzaga, que estivemos ali prestigiando o nosso garotinho Hugo, que sofreu uma lesão ali; queremos desejar a ele boa recuperação e, novamente, parabéns, Tati, parabéns à Escolinha Nova Geração e parabéns a todas essas crianças e esses atletas de base do ano dois mil e quatorze. Muito obrigado, presidente. Boa noite a todos. Ver. Carlos Coco – Senhor Presidente, retornando aqui a esta tribuna, agradecer a Deus por mais uma vez estar aqui, presente, toda segunda-feira. Eu quero dizer que lá na Pontinha do Cocho vai ter gente para pedir voto lá, porque eu estou lá dentro, com certeza, vou pedir voto lá dentro da Pontinha do Cocho. Por que vou pedir? Eu vou apoiar um candidato que está pré-candidato a deputado estadual, que é do esporte, o Marcelo Miranda. E, por conta disso, eu vou apoiar ele para que, o ano que vem, se ele se eleger ou não, mas pelo menos eu o apoiei lá dentro da Pontinha do Cocho. Eu quero buscar uma pessoa que vai me ajudar lá dentro da Pontinha do Cocho, não tem como falar que a gente não vai pedir voto lá dentro da Pontinha do Cocho por conta de outras pessoas que talvez venham à tribuna e falem. Eu estou lá dentro da Pontinha do Cocho, estou posicionado lá dentro, e quero dizer à população que me ajude lá dentro, porque as melhorias vêm com o tempo. Eu não vou conseguir fazer ela agora, mas eu vou deixar bem claro que, com o tempo, com certeza, comigo lá dentro, a gente vai conseguir melhorias. Muito obrigado, que Deus abençoe todos nós e, na semana que vem, estamos retornando aí. Meu muito obrigado. Presidente – Ver. Pedrinho Cabeleireiro – Como bem diz o Vereador Carlos Coco, a gente tem que apostar nos políticos para que amanhã ou depois tenha a contrapartida daquele candidato que tem o abençoado do voto em nossa cidade. Eu sempre digo que este ano é o ano deles. E eu falo que a gente organiza o voto aos futuros deputados, e depois eles têm que dar a devolutiva. Então, é aquilo que eu sempre falo: o Deputado Jamilson nunca deixou, Vereador Luiz Gonzaga, de mandar alguma coisa para Camapuã, dentre os oito anos de mandato dele, ele está sempre colocando algo para beneficiar a nossa população. E tem feito isso não só aqui, mas em todo o nosso Mato Grosso do Sul. E eu falo para os senhores que político que não coloca recurso, esse político não deve ter o voto da nossa população. É como eu bem disse, só não mencionei o nome aqui nesta tribuna, em um discurso que eu fiz, que eu ajudei um deputado, ele conseguiu me tapear duas vezes, ele levou o abençoado voto do povo camapuanense, só que eu abri os olhos. E hoje estou com uma outra candidata que está sempre colocando recurso para ajudar o nosso município e eu tenho certeza de que essa pré-candidata minha, que hoje é deputada estadual, vai ganhar as eleições. E eu tenho certeza, Vereador Carlos Coco, de que vai contribuir e vai ajudar muito o nosso município, porque eu falo para vocês que os anseios da população e o anseio dos vereadores é apostar nos candidatos certos, para que depois, Vereador Ademar Laurindo, a devolutiva venha a nossa população, porque o povo confia. Quando nós vamos atrás do abençoado do voto para ajudar os candidatos, o povo nos ajuda. Depois, a gente tem que correr atrás, líder do prefeito, ir a Brasília-DF, ir a Campo Grande-MS, onde tiver que ir, mas que trazemos o recurso para a nossa querida cidade. E eu falo para vocês, não só Camapuã, é em todo o nosso Mato Grosso do Sul, eu converso com os presidentes de câmara, a gente tem um grupo de presidentes de câmara. Não é fácil prefeitos conseguirem trabalhar só com o recurso arrecadado. Tem que trabalhar com recursos federais e estaduais, o estadual é muito pouco. Quem ajuda muito o nosso município é o governo do Estado, as emendas dos nossos deputados estaduais são muito pequenas. Eu falo para vocês que, quando a gente criou aquela iniciativa, juntamente com os vereadores da gestão anterior, de colocar essas emendas impositivas, foi onde a gente ficou mais próximo da nossa população, onde a gente pode colocar o recurso, onde a gente pode administrar para colocar em vários lugares. Então, eu vejo aqui que tem vereador que colocou em cinco, seis lugares para atender a nossa comunidade. Então, eu falo que o Vereador Hélio Policial, como Presidente da CCJ, de prontidão, abraçou essa causa para que a gente tivesse essa emenda impositiva. E vocês, senhores vereadores, hoje têm esse privilégio de ter essas emendas impositivas que nós não tínhamos lá no passado. Para vocês fazerem aquela aproximação com aquela população que confia, que coloca o abençoado do voto em nós. E isso vai para os senhores vereadores. Hoje, temos que trabalhar, mas sempre olhando para frente, sempre buscando o melhor para a nossa sociedade. Não adianta a gente pensar em ajudar fulano A ou fulano B, independente de situações, como eu sempre falo, entre situação de oposição e de situação, o negócio é a gente ajudar o nosso Camapuã. Eu, enquanto era oposição do ex-Prefeito Delano, eu nunca me furtei. Até andei em Brasília-DF, juntamente com o ex-Prefeito Delano, correndo atrás de benfeitoria para o nosso município. Eu era oposição, porque eu nunca concordava com algumas coisas, mas o que era bom para o nosso município, eu sempre estava ali presente para ajudar, assim como os demais pares daquela época. Está aqui o Vereador Lellis também, que ajudou, que devolveu dinheiro para o prefeito fazer gestão. Por fim, o presidente procedeu os agradecimentos finais e declarou encerrada a sessão às 20h56min. Eu,Raíssa Santana da Silva[12] e Moisés Mancebo Manhães Junior[13] lavramos a presente ATA[14] que, depois de lida e aprovada, será assinada pelos Membros da Mesa Diretora e pelos Nobres Edis.
ATA DA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA, do 2º Período Legislativo, da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Camapuã, Estado de Mato Grosso do Sul, realizada com início, às 19 horas, do dia 1 de junho de 2.026, no SINSEC[15], sito à Rua Das Paineiras, 232, Parque dos Ipês, Camapuã-MS. Presente os Nobres Edis: Ver. Pedro Dias Pereira (Pedrinho Cabeleireiro), Presidente; Vereador Carlos Coco, Vice-Presidente; Verª Dayane Fernandes Amorim (Dayane Fernandes), 1ª Secretária; Ver. Nilcilei Cavalheiro Pereira (Nilcilei Dog), 2º Secretário; Ver. Ademar Laurindo; Ver. Hélio Policial; Ver. Lellis Ferreira da Silva; Ver. Luiz Gonzaga Alves de Lima Filho (Luiz Gonzaga); Ver. Ronnie Sandro Rezende Gonçalves (Ronnie Sandro).
_________________________________ ___________________________________
VER. PEDRINHO CABELEIREIRO VER. CARLOS COCO
Presidente Vice-Presidente
PSDB PSDB
_________________________________ ___________________________________
VERª DAYANE FERNANDES VER. NILCILEI DOG
1ª Secretária 2º Secretário
PP PSD
_________________________________ ____________________________________
VER. ADEMAR LAURINDO VER. HÉLIO POLICIAL
PP PP
_________________________________ ____________________________________
VER. LELLIS FERREIRA DA SILVA VER. LUIZ GONZAGA
PODEMOS MDB
_____________________________
VER. RONNIE SANDRO
PODEMOS
[1] Local provisório de realização das sessões em razão da reforma dos prédios da Câmara Municipal de Camapuã-MS.
[2] Início da digitação, por: Jullyene Pereira de Souza (IEL).
[3] Início da digitação, por: Ana Lia Cavalheiro Silva Braga.
[4] Início da digitação, por: Fernanda Maier Vieira (IEL).
[5] Início da digitação, por: Sabrina Fernandes de Oliveira Assis (IEL).
[6] Início da digitação, por: Jullyene Pereira de Souza (IEL).
[7] Início da digitação, por: Aline dos Santos Godinho.
[8] Início da digitação, por: Fernanda Maier Vieira (IEL).
[9] Início da digitação, por: Sabrina Fernandes de Oliveira Assis (IEL).
[10] Início da digitação por: Nathyele Fraga de Camargo (IEL).
[11] Início da digitação, por: Raíssa Santana da Silva (IEL).
[12] Digitação e 1ª Revisão.
[13] Revisão Geral.
[14] Tempo Total – 01:13:50
[15] Local provisório de realização das sessões em razão da reforma dos prédios da Câmara Municipal de Camapuã-MS.