16ª Sessão Ordinária: 08/06/2026
ATA DA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA, do 2º Período Legislativo, da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Camapuã, Estado de Mato Grosso do Sul, realizada com início, às 19 horas, do dia 8 de junho de 2.026, no SINSEC[1], sito à Rua Das Paineiras, 232, Parque dos Ipês, Camapuã-MS. Presente os Nobres Edis: Ver. Pedro Dias Pereira (Pedrinho Cabeleireiro), Presidente; Vereador Carlos Coco, Vice-Presidente; Verª Dayane Fernandes Amorim (Dayane Fernandes), 1ª Secretária; Ver. Nilcilei Cavalheiro Pereira (Nilcilei Dog), 2º Secretário; Ver. Ademar Laurindo; Ver. Hélio Policial; Ver. Lellis Ferreira da Silva; Ver. Luiz Gonzaga Alves de Lima Filho (Luiz Gonzaga); Ver. Ronnie Sandro Rezende Gonçalves (Ronnie Sandro). Comprovado o número legal de Vereadores para a abertura dos trabalhos, o Vereador Pedro Dias Pereira (Pedrinho Cabeleireiro), Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Camapuã-MS, invocando a proteção de Deus e, em nome da liberdade e da democracia, declarou aberta a presente Sessão. Em seguida, o Presidente colocou em discussão a Ata da 15ª Sessão Ordinária, do 2º Período Legislativo, da 19ª Legislatura, do dia 1 de junho de 2.026. Logo após, o presidente colocou em votação a referida Ata que foi aprovada por unanimidade pelos Nobres Edis. 1ª Secretária – Verª Dayane Fernandes – [2]Correspondências Recebidas – PROJETO DE LEI N°013, DE 8 DE JUNHO DE 2026. DISPÕE SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO POLO DE APOIO PRESENCIAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO MUNICÍPIO DE CAMAPUÃ-MS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. AUTORIA: PODER EXECUTIVO; PROJETO DE LEI N°014, DE 08 DE JUNHO DE 2026. DISPÕE SOBRE A RATIFICAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA 4ª. ALTERAÇÃO DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA BACIA DO RIO TAQUARI – COINTA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. AUTORIA: PODER EXECUTIVO; OFÍCIO N. 291/2026-GAB, CAMAPUÃ-MS, 02 DE JUNHO DE 2026. REF.: VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI N°.013, DE 22 DE ABRIL DE 2026; OFÍCIO N. 292/2026 – GAB, CAMAPUÃ-MS, 02 DE JUNHO DE 2026. REF.: VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI N°.014, DE 22 DE ABRIL DE 2026; OFÍCIO N. 293/2026 – GAB, CAMAPUÃ-MS, 02 DE JUNHO DE 2026. REF.: VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI N°.015, DE 30 DE ABRIL DE 2026. PEQUENO EXPEDIENTE – Ver. Nilcilei Dog – Trago aqui neste pequeno expediente, nesta preciosa sessão, hoje as minhas Moções de Aplausos e dentre elas, quero destacar aqui a minha Moção de Aplausos à jovem Ellys Geovana Rodrigues Horing, ao Sr. Wandre Nunes Ortega e a todos os moradores do Bairro Vista Alegre que contribuíram para a realização da pintura temática com os símbolos do Brasil nas Ruas Gilbertina Alves de Oliveira e Tamandaré. Esta presente homenagem tem por objetivo reconhecer e enaltecer a iniciativa, o empenho e o espírito comunitário demonstrados por Ellys Geovana Rodrigues Horing que idealizou o projeto, assim como o Wandre Nunes Ortega que colaborou diretamente na sua execução e por todos os moradores que apoiaram a ação por meio de todas as doações de tintas, materiais e trabalho voluntário. Também, com esta Moção, eu agradeço a colaboração do nosso Diretor de Trânsito Pimentel, ao Brunão que esteve presente também, ao Cleiton, a Luziene, a todos que colaboraram para aquela grande obra de arte daquelas crianças. A segunda Moção de Aplausos vai endereçada ao Sr. Ruan Carlos, em reconhecimento ao excelente trabalho realizado na organização do Primeiro Pedal Solidário de Camapuã, evento promovido nesse domingo que reuniu ciclistas, familiares e apoiadores em uma grande ação de esporte, lazer, integração social e solidariedade. Essa iniciativa do Ruan, nada mais é para contemplar os recursos para a Creche Menino Jesus de Camapuã. Então, parabéns ao Ruan por essa liderança, por esse espírito esportivo e a iniciativa. E, a todos os campeões desse evento, eu quero também fazer a minha Moção de Aplausos aqui à Valéria, de Campo Grande-MS – Campeã da Categoria Passeio Feminino; ao Antônio, nosso amigo, mais conhecido como “Netinho do Som”, aqui de Camapuã – Campeão da Categoria Passeio Masculino; a Rosiane, de São Gabriel do Oeste-MS – Campeã da Categoria Sport Feminino; ao Pedro Savi, de Chapadão do Céu-GO – Campeão da Categoria Pró-Masculino; Suamer Cano, de Camapuã – Campeã da Categoria Pró-Feminino. Então, a esses desportistas a nossa Moção de Aplausos, em especial, a todos também que participaram diretamente e indiretamente para esse evento. Quero, com muita alegria destacar dentre todas estas Moções de Aplausos hoje, a minha nobre amiga Sophia Rezende pela brilhante conquista do título de Campeã Rainha do Laço no Brasileirão de Laço Comprido 2026, realizado no Parque do Peão do CLC, em Campo Grande-MS, um dos mais importantes eventos do tradicionalismo e do esporte do laço comprido do Brasil. A conquista de Sophia Rezende representa não apenas uma vitória pessoal, mas também o reconhecimento de sua dedicação, disciplina, talento e amor pelas tradições do campo, servindo de inspiração para crianças, jovens e mulheres que participam e valorizam o esporte e a cultura sul-mato-grossense. Esse desempenho da Sophia, muito além do seu talento e da sua técnica, também se destaca por ela se sobressair no meio de mais de cento e cinquenta atletas participantes. Então, a nossa atleta Sophia, aqui de Camapuã e, eu creio que dentre todos os títulos que essa menina tem, que essa jovem tem e tudo aquilo que hoje ela representa para Camapuã, na verdade, no laço comprido do Brasil nós podemos falar hoje dessa maneira. Então, a Sophia representa, não somente essa categoria amazona, ela representa todo o laço comprido de Camapuã-MS, por um destaque, por uma conquista, por um título de tamanha grandeza, cobiçado entre tantas e tantas outras competidoras da categoria feminino e do nosso Estado. Então, parabéns, Sophia, um grande abraço, fica aqui a nossa Moção de Aplausos para a nossa Campeã Rainha do Laço no Brasileirão de Laço Comprido 2026, Sophia Rezende. Até mais, senhor presidente. Ver. Luiz Gonzaga – Quero aqui parabenizar o Ruan e toda a equipe pelo brilhante evento que realizaram de ciclismo, movimentou o comércio de Camapuã, isso é muito importante, mas parabéns mesmo. Hoje eu trago aqui uma Moção de Aplausos para os atletas de jiu-jitsu que foram para Campo Grande-MS através do nosso Líder Mestre Maurivan Costa. Os resultados individuais foram os seguintes: Guilherme Barcellos – 1° Lugar na Categoria e 1° Lugar no Absoluto; Felipe Detoni – 1° Lugar na Categoria e 1° Lugar no Absoluto; Benício Mocellin – 1° Lugar na Categoria; Klaus Albino – 1° Lugar na Categoria e 3° Lugar no Absoluto; Gabriel Santos – 3° Lugar na Categoria e 2° Lugar No-Gi; Vinícius Mattos – 1° Lugar na Categoria, 1° Lugar No-Gi e 2° Lugar no Absoluto; David Gutierres – 2° Lugar Master até 70kg e 2° Lugar Master até 70kg No-Gi. Então, parabéns a todos esses atletas que estão sempre representando Camapuã e voltando com várias medalhas, então, levando o nome do nosso município, defendendo essa bandeira que é Camapuã. E, eu espero que a nossa secretaria de esporte, porque pelo o que eu vi aqui no meio de tantos atletas, o filho do nosso secretário de esporte participa aqui, então, tomara que pelo menos para esse daqui a secretaria de esporte esteja ajudando esses atletas para esse evento, defendeu o nome de Camapuã. Também, gostaria de complementar aqui esta Moção de Aplausos que o Vereador Nilcilei Dog fez para a Sophia. Quero agradecer a Dr. Patrícia que, na verdade, não era para ser a Sophia, ela tinha feito a inscrição para a filha dela, a filha não pôde ir e a Sophia acabou indo no lugar dela, chegou lá, cento e cinquenta e oito mulheres, não era só criança, eram mulheres de todo o país, gente do Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Tinha as melhores das melhores no Brasileirão que vieram, mulheres que ontem laçaram pela Seleção dos seus estados junto com homens que eram, realmente, grandes laçadoras e, ela, ficou junto com mais três meninas e foram as grandes campeãs e se tornaram a Rainha do Laço do Brasileirão de 2026. Então, é um orgulho para mim, pela dedicação que a minha filha tem, parabéns, Sophia, um abraço. GRANDE EXPEDIENTE – Ver. Lellis Ferreira da Silva – Senhor presidente, a gente começa a sessão com a triste notícia de falecimento do Ex-prefeito Delano Huber na manhã desse domingo, pegou todos nós de surpresa. Eu recordo aqui que a minha esposa pegou o celular e ela falou assim para mim “eu não acredito que esse homem morreu”, na hora a gente já assusta, “mas quem será que perdemos desta vez?”, e ela só virou o telefone para mim assim, Vereador Ronnie, e falou “Delano Huber”. De imediato nós pensamos que poderia ser algum acidente, alguma coisa, mas, imediatamente, eu peguei o celular e vi nas redes sociais, já estava falando que foi infarto, nós perdemos, na verdade, quem perdeu foi Camapuã. Ele foi prefeito, mas antes dele ser prefeito ele entrou nas famílias camapuanenses e o Dr. Wilson sabe muito bem disso, grande amigo. E, ele, entrou e conquistou, Vereador Ronnie, vossa excelência também recorda, era muito amigo dele também, conquistou com um jeito simples dele, jeito humilde e eu falou para vocês que eu nunca vi o Delano falar mal de ninguém, nunca, eu nunca escutei o Delano falando mal de ninguém, sempre com as suas qualidades, com as suas virtudes. E, conquistou o seu objetivo, reconquistou o seu sonho que era de ser, então, prefeito de Camapuã e ajudou muitas famílias, recordo aqui, através de almoço beneficente, através de ajuda nesses momentos que as pessoas precisavam de um apoio, o Delano sempre esteve com as suas mãos estendidas juntamente com a sua esposa, a Dona Elaine e a família toda. E, além disso, Vereador Ademar Laurindo, o Delano era do agro, comprando e vendendo gado, movimentando a sua propriedade através também de compra no comércio local, através da contratação de funcionários. Igual eu já falei aqui, nós perdemos um pecuarista, perdemos um amigo e perdemos o Ex-prefeito Delano, deixamos os nossos sentimentos a toda família Huber, à sua esposa Elaine, seus filhos, seus irmãos e que Deus conforte o coração de todos os amigos. Eu tenho vários amigos que eram amigos pessoais dele e, realmente, neste momento a gente tem que dar forças, dar um apoio e, [3]através de um simples, gesto de dizer sentimentos, sentimentos são todos os amigos e para a família do ex-prefeito Delano Huber. São essas as minhas palavras, senhora presidente. Muito obrigado. Ver. Carlos Coco – Eu trago aqui, senhora presidente, três indicações sendo, a primeira, direcionada ao Prefeito Manoel Nery e ao Sidney Sobrinho, que: seja realizado um estudo de viabilidade para sessão de doação de terrenos pertencentes ao município localizado no Distrito da Pontinha do Cocho para as famílias de baixa renda, pois, tem umas pessoas que já tem feito até, inclusive, tem umas casinhas, já estão feita umas casas e a gente está pedindo uma doação desses terrenos por conta de pessoas que vêm nos procurar até, inclusive, a Dona Iorides que está lutando por um local, não para ela, mas eu acho que é para uma neta dela e para uns filhos dela que não tem localidade e está pedindo, lá, a Dona Iorides, ou seja, faz horas que está em busca desse terrenos e a gente está procurando uma maneira de fazer um projeto. APARTE – Verª Dayane Fernandes – Eu até fiz a mesma indicação no dia de hoje, uma vez que a gente escuta as mesmas pessoas, praticamente, vereador, e gostaria de solicitar a vossa excelência se a gente pode fazer a indicação em conjunto e até não lerei a minha indicação, então, a gente tem percebido que tem acontecido isso algumas vezes aqui de repetir – não só com vossa excelência -, mas com outras pessoas também. E, conversando com o presidente, a gente até precisa tomar um certo cuidado com isso, mas se vossa excelência me der a honra de fazer juntamente com o senhor, eu retiro a minha indicação para que a gente possa fazer em conjunto. Ver. Carlos Coco – E a gente pode criar um projeto juntos e pedir aos nossos colegas vereadores, ou sejas, pedindo o voto para eles até para nos levar até a prefeitura já o projeto, pedindo essa doação. APARTE – Verª Dayane Fernandes – Visto que é uma indicação, inclusive, estive hoje com o chefe do executivo falando sobre isso e precisa partir dele esse projeto de lei, mas que bom que nós estamos todos empenhados no mesmo intuito que é solicitado, ou seja, o problema das pessoas do nosso distrito. Obrigado, senhor vereador. Ver. Carlos Coco – De nada, obrigado. Eu também agradeço. E vamos seguir e, depois, veremos o projeto junto o que nós podemos fazer. E, também, tem mais uma indicação ao Prefeito Manoel Nery e ao secretário municipal de agronegócios que é o Geovani, Antônio Geovani Dinis da Rocha, trazendo sobre O Porteira Para Dentro uma recuperação de um aterro de tanque de peixe localizado na Fazenda Anápolis, lá do João e da Maria, lá na Região do Pulador, pois, eles têm um criame de peixe e deu um dano no aterro da represa. E eu peço, lá, uma carregadeira ou uma retroescavadeira para que vá fazer o reparo no aterro dele para não perder a água que tem no aterro, pois, ele está com medo do momento da chuva e, talvez, pode até perder o serviço que tem feito. E tem também mais uma indicação que é a terceira indicação que eu tenho hoje ao prefeito Manuel Nery e ao Sidney Sobrinho, novamente, que: seja disponibilizado um caminho pipa para atender o Distrito da Pontinha do Cocho nesse período agora, durante essa estiagem e eu peço que fique ali para que atenda e até combata fogo e as ruas, também, se molhadas, tem as ruas que estão precisando ser molhadas nessa época de estiagem, pois fica muito seco e a gripe não dá tempo para ninguém. E é hora de ter um caminhão pipa para aguar as ruas e fogo e, no sábado se não me engano, acho que foi sábado, pegou um fogo lá no local e pensa no sufoco que deu para nós apagarmos, pois, o fogo é muito rápido e as coisas depois que incendeiam – vou falar, Vereador Ronnie – é rápido o treino e não é fácil, não. E, se tiver uma água, ajuda muito, com certeza ajuda bastante. Eu quero falar também sobre a ida lá no Brasileirão, a gente foi lá, estivemos lá e consegui uma van, senhor presidente, e a gente levou dezessete alunos lá da Escola Estadual Joaquim Malaquias da Silva, três professores, três mães, e foi mais eu junto e mais o meu assessor, ou seja, nós fomos lá dar uma prestigiada na festa, no Brasileirão, que a gente, talvez, até a gente já conhece, mas as crianças não conhecem, então, a gente fez um capricho com as crianças que gostam de participar do esporte do laço comprido, Vereador Luiz, e a gente levou dezessete crianças para ver até, inclusive, vossa excelência falou que encontrou, passou pela a gente. E, assim, eu consegui a van para ir lá. A gente correu lá, levamos, ficamos o dia inteirinho, participaram, sim, lá, de um lacinho, de um boizinho parado e as crianças ganharam lá uns prêmios, falaram com o Ponpilio que é o homem mais laçador do mundo, abraçaram esse homem, fizeram foto. Pensa na festa que fizeram. Então, isso é muito gratificante, isto é, você pegar umas crianças dessa distância e levar lá e, aí, o pessoal participar lá como que funciona e que foi bom, então, a gente fica feliz das crianças e falou já para mim, falou “olha, Carlos Coco, você pode arrumar mais uma dessa para nós” e eu falei “tá bom“, vamos esperar o ano, no decorrer do ano, esse ano é capaz de não ter mais, mas o ano que vem, com certeza, novamente, tem e aí a gente leva, mas foi muito gratificante e fico muito grato a gente buscar, Vereadora Dayane, alguma coisa que dá, assim, que as crianças ficam satisfeitas, os professores estiveram disponíveis junto com a gente sabe, assim, a gente pediu para ir professor junto para a gente não ir só com os alunos porque senão fica ruim. E foi mãe, foi pai também, então, a gente fica muito feliz de chegar, de ir à festa e o pessoal todo satisfeito, assim, e não só ali no Distrito como tinha gente das fazendas também os pais ter que ir depois lá buscar no horário que chega, foi legal o pessoal gostou muito, então, são essas as minhas palavras, senhor presidente e, depois, eu retorno aqui para falar mais alguma coisinha e meu muito obrigado. Ver. Luiz Gonzaga – Retorno aqui, presidente, o ano passado, na época do aniversário da cidade, teve uma contratação de um show e até o Ministério Público quis intervir e pediu o cancelamento daquele show porque era um valor muito alto. E eu lembro, bem claro que, no dia do show, o nosso prefeito pegou o microfone e garantiu para a população de Camapuã que isso, esse gasto, era tranquilo e não ia faltar nada para o município. Eu acho que todas as pessoas escutaram isso e, principalmente, quem estava lá show. E a gente olha hoje, o vereador vem aqui defender o prefeito e eu acho que ele está certo, é da base, ele está fazendo a função dele, vem aqui porque o prefeito falou para ele que a empresa do campo de futebol da Pontinha faliu, estava quebrada, mas eu queria perguntar para o nosso prefeito para que ele leve essa informação correta para vereador porque, senão, fica ruim até para (…) é meu amigo, meu companheiro. Por que essa mesma empresa tem um contrato de casinha que, as cinco casas que foram entregues, vereador, foi a mesma empresa e, a finalização do contrato, o último pagamento foi no mês três, onde que essa empresa está quebrada? Ou seja, sendo que o prefeito acabou de pagar para essa mesma empresa, mesmo CNPJ, ele entregou aquelas cinco casinhas lá na lagoa, lá na Vila Industrial. Quer dizer, mas não estava quebrada? Ela não faliu? Como que ele fez esse pagamento? Está lá no portal da transparência, mas aí leva uma informação para o vereador vir aqui e colocar o trabalho dele em questão dizendo que a empresa está quebrada e é uma mentira. Se está quebrada, como que ele pagou esse contrato? Eu precisava entender isso. Eu precisava entender como que fica a vida de vereador que vai defender o prefeito com a mentira? E até gostaria, vereador, depois, se você quiser puxar lá, tem até os contratos aqui, olha: Contrato n. 104/2024, do Campo da Pontinha, R$ 597.894,00 (quinhentos e noventa e sete mil, oitocentos e noventa e quatro). Contrato n. 265/2024, das Habitações de Moradia Precária (cinco moradias), só no mês três, foram R$ 185.000,00 (cento e oitenta e cinco mil reais) pagos. Está lá. Está no portal da transferência. A mesma empresa, mesmo CNPJ, mas afirmou para o vereador que a empresa estava quebrada e, aí, fala que não tem dinheiro. E em dois mil e vinte e cinco, no mesmo período de janeiro a maio, Camapuã arrecadou quarenta e nove milhões de reais. Este ano nós arredamos cinquenta e dois milhões de reais e, aí, a gente vê a Pontinha do Coxo nesse final de semana trazendo um paciente em um carro, em uma caminhonete e a enfermeira com a mão para lado de fora segurando o soro. Eu fiquei sabendo porque não tem ambulância, mas a ambulância – lá em São Gabriel do Oeste-MS – a melhor estava lá, a mais nova. E eu não sou contra fazer essa parceria e eu acho que tem que ter até porque lá tem hospital. Eu acho que o nosso secretário de saúde, o nosso prefeito já que tem essa parceria que, até agora, não entregaram para nós esse documento poderia pedir o raio X emprestado porque de novo está quebrado o raio X, hoje, de novo, pede o raio X emprestado de São Gabriel do Oeste-MS. Não tem a parceria? Larga gente sem ambulância: manda para lá. E aí não tem raio X, mas não podemos pedir emprestado? Tem que pedir o raio X emprestado lá em São Gabriel do oeste-MS, pois, nós emprestamos a melhor ambulância, ficou lá. E isso não foi ninguém que disse, mas eu fui lá ver. Essa é a minha função como vereador: ir atrás e investigar o porquê a população de Camapuã está sofrendo. Como que um paciente sai lá da Pontinha do Cocho, vem de carro porque não tem ambulância lá e tem cinco, seis ambulâncias quebradas ali e a nossa arrecadação aumentou, mas eu preciso, isto é, o povo de Camapuã está perguntando assim para mim: onde que está o dinheiro de Camapuã? Aonde foi investido esse dinheiro? Não prometeu o ano passado que nós podíamos ficar tranquilos, pois que o show do Matheus e Kauan ia ser feito tranquilamente e não ia faltar nada para população de Camapuã? Eu preciso ainda ficar olhando e eu vejo a saúde nossa que, só nesse ano, já foi pago onze milhões e meio, praticamente, em cinco meses. O que foi feito? Não tem remédio. Não tem médico. Não tem ambulância. E se arrecadou mais por que cortar funcionário? Por que cortar a gratificação de funcionário? O funcionário público é culpado pela má gestão do nosso prefeito? O cara fez concurso; ele estudou para isso; ele trabalha para isso. Por que cortar a gratificação dele se arrecadou mais? O prefeito precisava explicar isso para a população. Onde está o dinheiro de Camapuã, prefeito? Onde vocês colocaram o dinheiro? E aí você pega a nossa educação: criança sem aula, produtor rural sem estrada. Mas cadê o dinheiro que está arrecadando? Cinquenta e dois milhões de reais vai arrecadar, ou seja, mais que o ano passado, arrecadou 6% em cinco meses. E aí? Esse dinheiro está indo para onde, isto é, que a gente olha? E pior: um milhão e quatrocentos, [4]quase um milhão e meio, Vereador Carlos Coco, foi gasto até agora com consultoria e essa consultoria é tão boa que acabou de fazer uma defesa no Ministério Público errada e vai tomar uma multa. Ou seja, fizeram uma IA lá, vão tomar multa e olha que vergonha, pois, paga uma consultoria e ainda faz uma defesa errada: IA. E não soube nem olhar como é. E é uma vergonha para Camapuã um investimento de quase um milhão e meio em consultoria e, provavelmente, vai tomar uma multa porque fez uma defesa errada, isto é, colocou o nome, acho que de um, eu começo a dar risada porque, não, um desembargador, não, está de brincadeira comigo: como é que gasta um milhão e meio em consultoria e o advogado erra a defesa e coloca o nome errado? É uma vergonha isso para Camapuã-MS, mas tem um milhão e meio quase, povo de Camapuã-MS, para gastar com consultoria e ainda defender errado, mas não tem um milhão e meio para investir em uma ambulância, para arrumar aquelas seis ambulâncias que estão ali paradas, não tem um milhão e meio para comprar cestas básicas que vive faltando, não tem um milhão e meio que estava faltando medicamento, não tem um milhão e meio – o tanto que o Vereador Ademar Laurindo pede porte -. E nós estamos ilhados, rapaz. Eu encontrei um amigo do Vereador Beto, do Carlos Coco, “Beto, está ilhado, está ilhado lá na ponte do Peralta No Coxim-MS” e não consegue sair de lá e veio pedir: “vereador, já conversei com Vereador Carlos Coco” e disse: é com ele que você tem que conversar; ele é da base, eu só cobro e a base pede. Está lá, está ilhado, não consegue fazer desmama porque não pode tirar. Já outra produtora de lá me pediu “Luiz, pelo amor de Deus, meus bezerros já estão passando da época, eu não posso desmamar, não tem como tirar”. Olha que situação que o produtor chegou, mas gastou um milhão e meio de consultoria, mas não tem dinheiro para arrumar uma ponte e, essa ponte, nós estamos pedindo aqui desde o começo do ano passado e já era pedido desde, eu acho, que era do primeiro mandato e o nosso presidente deve ter pedido essa Peralta aí. E é uma vergonha, mas tem um milhão e meio para jogar no ralo e ainda tomar uma multa. Então, quando você olha essa conjuntura que eu estou olhando agora um pouquinho mais de perto no portal da transparência, eu acho que é fácil você vir aqui e falar assim “diminui a arrecadação”, mas diminuiu aonde e, pelo que eu vi aqui, aumentou, aumentou quase três milhões em três meses em cinco meses, então, não diminuiu, aumentou. Ah, mas o que fizeram errado? Fizeram política dentro do dinheiro público? Contratações para ter voto? Só pode ter sido isso, pois, não tem outra maneira e, agora, teve que mandar um monte de gente embora. Então, acho que a gente tinha que juntar todos os vereadores e pedir uma investigação do Ministério Público, da polícia federal aí dentro, tem dinheiro. E por que nós vamos ficar abafado? E tudo isso nós trazemos aqui porque todos os vereadores não pedem uma investigação do Ministério Público, da polícia federal aqui para dentro? Está feio, ambulância quebrada, o povo judiado, sacrificados e ainda vamos defender essa administração? Até quando vai defender? Até no último ano? E aí, no último ano, a gente pula fora do barco. Não pode, né? Porque a população está sofrendo com essa péssima administração. E produtor rural só quer estrada, Vereador Carlos Coco, ele quer ponte. E você sabe o que ele quer mais? Ele quer que o filho do funcionário seja bem atendido porque se você for analisar, quando um funcionário sai lá da casa e tem que levar o filho lá ele para de trabalhar e, quando ele tem que buscar, é a mesma coisa, mas na hora do nosso município cobrar imposto e TR, cobra, ou seja, cobra e cobra alto. Mas e o retorno? Não tem que ter retorno para esse produtor? O Fundersul não era o retorno para esse produtor? Mas nós vamos ficar alisando esse prefeito? Nós vamos ficar – além de alisar – parabenizar o secretário de obras que ele vai deixar para o último ano para fazer campanha, para arrumar as estradas? Nós vamos judiar do produtor, dos funcionários e dos alunos? É para isso que nós ganhamos? Eu acho que nós precisávamos nos juntarmos e olharmos com mais carinho para o povo de Camapuã-MS e pedir uma investigação do Ministério Público e até da polícia federal desses contratos que tem aí. Um grande abraço a todos. Ver. Nilcilei Dog – Senhor Presidente, junto aqui nesta tribuna, neste Grande Expediente, deixar aqui registrado para pegar um pouco aqui do discurso do Vereador Luiz Gonzaga, o nosso município que tinha uma previsão de arrecadação de cento e treze milhões e arrecadou cento e quarenta e quatro milhões em dois mil e vinte e cinco, teve um superávit este ano e aumentou o mínimo, mas aumentou na arrecadação, inacreditável que o nosso município antes do meio do ano já está falando em constatação de gasto, sem apresentar nada de investimento e, agora com o portal da transparência voltou ao ar novamente, e está disponível as informações que a gente precisa para fazer avaliações, dias após dias, nós vemos que a maioria dos investimentos, ou seja, noventa e oito por cento é para despensa e o município arrecada cinquenta milhões e tem setenta milhões empenhados. E eu estava também, hoje, estudando um pouquinho isso daí, a gente fica curioso e querendo saber informações, inclusive, na educação por exemplo, agora ali sentado e ouvindo o discurso do vereador me chega mensagem aqui “vereador, cobra que eu estou sem transporte rural para o meu filho” aqui tão próximo, perto da Fazenda Bonança, na região do Mané Torto, Fazenda Santa Barbara, o rapaz falou “pode falar”, ele me autorizou para eu falar, está levando a criança a sete quilômetros para pegar o ônibus. Vejam só a que ponto chegamos. E outra produtora rural, servidora, também nos procurou para relatar que fez toda parte burocrática na secretaria de agronegócio, pagou o tributo necessário para ela ser atendida com uma máquina de grande porte ali na região próximo ao mata mata – que é uma servidora – ela e seu esposo, pagaram todos, o nosso secretário de agronegócio forneceu uma máquina com um porte bem menor, não realizou, não executou o serviço e ela foi lesada e, hoje, ela falou para mim falar isso. E eu quero deixar registrado aqui que também temos que pedir um amparo para essa servidora porque ela, nos direitos dela, e a gente sabe que o servidor público – eu acho – que ele pode bem menos que nós vereadores porque passar por tantas provações, então, para ela não se sentir aí e sofrer futuras perseguições, deixar aqui registrado que ela pagou todos os impostos como qualquer um microempreendedor, produtor rural que, quando faz ali o seu projeto para ser atendido pela secretaria de agronegócio. Então, ela está lá aguardando, ela pagou no final do ano esse tributo que foi aprovado e, ela, está aguardando ser atendida. E diz ela que o secretário diz que essa semana a atenderão. O certo seria executar o serviço de maneira adequada para depois a cidadã efetuar o pagamento. Então, quero deixar registrado aqui que nós viemos proteger essa servidora, como outros servidores que vierem passar por situações semelhantes a essa. E, hoje, eu quero falar aqui dos nossos servidores municipais, pois eu acho muito interessante nós fazermos alguns questionamentos, algumas perguntas para que a nossa administração venha responder – não para este vereador -, mas para o nosso servidor. O nosso Camapuã Prev, nobre presidente, está aí com déficit de cento e quatorze milhões de reais e, em dois mil e vinte e quatro, foi apresentado uns números a esta Casa de sessenta e nove milhões de reais. E desde dois mil e vinte o município está elaborando uns planos para equacionar essa dívida. E em dois mil e vinte um fizeram um plano, em dois mil e vinte quatro fizeram outro plano – e eu até achei os projetos que foram aprovados por esta Casa e trouxe aqui impresso -. Vejam só: em dezesseis de dezembro de dois mil e vinte um foi o primeiro plano; em cinco de janeiro de dois mil e vinte quatro foi o segundo plano que chegou nesta Casa; em vinte e três de janeiro – dezoito dias após – chegou um outro plano no mesmo sentido e aprovado também; no dia quinze de abril chegou um plano a esta Casa e, após questionamento nosso aqui, ele foi retirado e chegou um outro aqui mais enxuto e, esse, não trouxe despesa, mas eu quero perguntar, eu queria deixar essa pergunta aqui para nossa administração pública que tanto se fala em cortar gratificação, cortar até elevações do profissionais da saúde, falar em cortar gratificações dos nossos servidores: para onde foi esse dinheiro do Camapuã Prev? Quem fez essa dívida? O município, é óbvio, nós sabemos que o município já herdou essa dívida, pois, o atual prefeito na sua primeira eleição atuou, herdou essa dívida de outras administrações que, também, fizeram os mesmos planos semelhantes lá atrás e não funcionou. A nossa administração, em dois mil e vinte um, entra e faz praticamente o mesmo plano. O que aconteceu que esse plano não funcionou? Por que essa dívida não diminui? Quando eu entrei nesta Casa aqui, no ano passado, no meu primeiro mandato, primeiro ano de vereador, foi aprovado um requerimento e eu peguei alguns detalhes do Camapuã Prev. E eu observei que faziam investimentos de alto risco com os milhões do Camapuã Prev, com milhões. Em um eles ganhavam, em outros eles perdiam, tá, mas era dinheiro do servidor público, era dinheiro do Camapuã Prev. Então, como o município está desde dois mil e vinte um elaborado plano, mandado plano para esta Casa para equacionar essa dívida e essa dívida nunca diminui? Como que uma dívida, ela, de sessenta e nove milhões, após tantos projetos, tantos planos de amortização desse déficit e, agora, está em cento e quatorze milhões? Ou seja, ficam algumas perguntas: o nosso município está fazendo o repasse patronal? Será que está fazendo só o desconto? Como que vai ficar agora as futuras aposentadorias do município? Não vai comprometê-las? Será que chegará novos planos para esta Casa? Esse déficit não vai diminuir nunca? Nós queremos saber a origem dessa dívida e, às vezes, nem desses sessenta e nove milhões, mas como que ela dobrou o valor, Nobre Vereador Luiz Gonzaga? O que nós vamos falar para o nosso servidor público que, dia após dia, agora, tem que conviver com essa insegurança? Trabalha anos e anos, presta serviço para o município, mas não pode dormir em paz e, se para ele faltar uns cinco ou seis anos para ele se aposentar do município? Será que vai ter o dinheiro para pagar aposentadoria, Nobre Dr. Wilson? Será que vão ter que vir para esta Casa aqui e vão tem que fazer manifestações como em outras cidades. E eu não estou falando aqui que eu sou contra um plano para equacionar esse déficit, muito pelo contrário, votei, todos votaram favorável aqui e sequer debati aqui aquele projeto porque eu vi, aqui, que todos iam votar favorável e, é óbvio, que votaria novamente, mas nós temos que saber dessa dívida. Será que agora essa dívida para de crescer ou vão aumentar essa dívida e vão fazer como fizeram agora por último, ou seja, vão jogar essa dívida lá para dois mil e cinquenta e sete? Quantas administrações vão herdar essa dívida? Quem fez essa dívida? Para onde foi esse dinheiro do Camapuã Prev? Oras, se será sessenta e nove milhões, estamos em cento e quatorze milhões agora – esse déficit – e se houve lá atrás uma palestra, uma audiência pública falando “olha, o município faz alguns investimentos com o recurso do Camapuã Prev” está tudo certo, mas como que faz tanto investimento com esse recurso do Camapuã Prev e o déficit só aumenta e não diminui? Então, quer dizer que a cada investimento é uma perca? É uma derrota? Não ganha? O servidor público está preocupado com isso e tem me procurando e, nada mais justo, que alguém chegar e responder essa pergunta. Eu não posso responder essa pergunta. Eu posso aqui lançar essa pergunta e deixar ela aqui para a nossa administração responder. Como que essa dívida quase dobrou o valor de dois mil e vinte quatro para cá? Porque os outros planos não funcionaram para equacionar essa dívida? APARTE – Ver. Luiz Gonzaga – Pelo que vi você falando aí, o Camapuã Prev pode fazer aplicação com esse dinheiro de risco? Pela lei, pode ou não? [5]Nós precisamos investigar isso. Até porque – pelo que eu fiquei sabendo – teve uma aplicação que não foi boa e precisamos ver, pela lei, – que eu também não sou advogado -, nós precisamos levantar se pode aplicar ou não esse dinheiro do Camapuã Prev. Ver. Nilcilei Dog – É mais uma pergunta que fica no ar. Eu creio que pode fazer aplicação. O que não pode é o município pegar o dinheiro do Camapuã Prev para pagar despensa do município. Isso eu sei que não pode, mas o nosso prefeito, certamente o jurídico que tem quase um milhão e meio de assessoria, o nosso município tem, eu fico sabendo disso e, essa assessoria, e algumas dão suporte à procuradoria geral do município, mas aí houve, não sei se o advogado é concursado do município e, agora, nós vimos esses investimentos e o município quando solicitado pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público, agora, eu acho que, nada mais justo, em cortar esse investimento em assessoria, principalmente, na jurídica, pois dá para suplementar na saúde e educação. E vamos levar a nossa procuradoria geral do município para Inteligência Artificial (IA) porque o município, agora, já não tem dinheiro no meio do ano e de quanto será essa multa? Será que já aplicaram? Quanto será essa multa que o município vai pagar agora por essa negligência, hein? E quem responderá por isso? Espero que não falem que é o Vereador Luiz Gonzaga e Vereador Nilcilei Dog que fizeram essa denúncia ao Tribunal de Contas porque de repente apareceu aí nas mídias e não foi eu dessa vez, sou inocente, assim como também não somos nós naquele período que o prefeito quis jogar lá para nós que nós éramos contra a festa, que iríamos bloquear o show, sendo que partiu do Ministério Público e até deveria ter partido de nós que, hoje, poderíamos falar “, olha, avisamos que ia faltar dinheiro”, mas o prefeito já havia avisado que não faltaria, então, ele vai dá um jeito. Então, eu quero deixar aqui para nosso servidor público que a nossa previdência, nosso Camapuã Prev não está em boas condições, tem uma dívida que, provavelmente, vai ficar nas costas de alguns servidores lá no futuro, assim como essa dívida já caiu no colo dos futuros prefeitos desse município, inclusive, em dois mil e vinte um quando a pareceu o primeiro plano aqui desse déficit para essa amortização, o nosso secretário de finanças é o nosso, hoje, secretário de obras que está tão interessado, está tão focado em uma campanha política antecipada e o problema do servidor só aumenta, o déficit do Camapuã Prev só aumenta, ou seja, uma administração que está tão preocupada em fazer o seu sucessor, mas não temos ambulância no Distrito Pontinha do Cocho, não tem transporte escolar para as crianças da área rural. Vejam só a que posto chegamos. Até onde será nós vamos querer enfiar esse secretário de infraestrutura e política antecipada na garganta da nossa sociedade? Quem está pagando o preço é aquele lá do fim da fila que depende de um médico lá na Vila Izolina e, não tinha, semana passada toda não tinha médico, cai ali para fazer um exame no Posto Central da Vila Industrial e não tem o básico. Olha onde chegamos para uma administração que não ia faltar nada e está faltando – não tudo – mas o básico que é o tudo. Então, eu quero aqui deixar o apelo para nosso prefeito. E estou junto com o Nobre Vereador Luiz Gonzaga e, se for necessário, da minha parte nós temos que colocar o Tribunal de Contas para dentro das contas públicas do município, a polícia federal para olhar esses contratos que são extremamente – eu vou usar uma palavra cabulosa aqui dos contratos que eu ando estudando – eu até estou imprimindo uns agora que eu gasto bastante folha sulfite e tinta porque eu não sei que dia que posso confiar no Portal da Transparência se vai sair novamente fora do ar, se vão ocultar algumas informações, se vão modificar. Então, eu quero deixar essa informação aqui e eu creio que, em breve, vou trazer as informações de todo as perguntas que eu deixei aqui no ar para os nossos servidores, ou seja, para onde está indo o dinheiro do Camapuã Prev, se estão fazendo repasse, se não estão atrasando, o porquê aquele plano lá atrás, de dois mil e vinte um, não funcionou e agora veio mesmo plano para cá. E desejar boa sorte para os futuros prefeitos de Camapuã, também, que já vão entrar com a dívida de presente que está ficando dessa administração que continua no poder e já está deixando aí. Boa noite, Nobre Presidente. Verª. Dayane Fernandes – Eu quero nessa noite, também reforçar a moção de pesar aqui dito pelo Nobre Vereador Lellis ao ex-prefeito Delano, ele que por quatro anos foi o chefe do nosso executivo aqui na nossa cidade e fez questão, inclusive ainda em vida, de ser sepultado nesta terra que amamos tanto, também, estava nosso vizinho ali próximo à Fazenda Mutuca, Comunidade Santa Bárbara, é nosso parceiro, inclusive, sua família ali nas realizações da comunidade, tem muito legado do Delano ali na Comunidade Santa Bárbara e esteve presente, inclusive, na nossa última festa, agradecer a sua família por ter estado lá e pela parceria, também, fora da política enquanto vizinho, amigo da família. E dizer que essas memórias e essas oportunidades ficarão em nossos corações e, com certeza, não será esquecido especialmente pela Comunidade Santa Bárbara, pois, eu venho dizer isso. E também intensifico as moções de aplauso a todos os atletas camapuanense que nos enchem de orgulho, com certeza, e parabenizar a Creche Menino de Jesus pela realização do evento maravilhoso do qual também fomos parceiros e colaboradores ali. E quero também parabenizar vossa excelência, Vereador Carlos Coco, por levar as crianças lá no Brasileirão, vereador. Eu sempre digo que serei eternamente uma criança estudante da Pontinha do Cocho, então, eu quero te agradecer pela oportunidade e pela sua visão sensível com aqueles que estão sempre ali próximo a você, do seu distrito, do nosso distrito. E quero parabenizar também todas as mulheres empreendedoras e suas famílias por mais uma realização da nossa FEMEC, ali na quadra no Marrocos como nós falamos, e agradecer as parcerias da prefeitura pela disponibilidade do espaço, pela organização necessária de maneira e, de maneira especial, ao Secretário Jean que não mede esforços em entregar sua equipe para que no dia tudo ocorra da melhor forma, bem como quero agradecer as novas empreendedoras que vieram somar no grupo e, já de antemão, convidar também para a Feira das Monções que será realizada no dia doze de junho, isto é, uma realização da secretaria de agronegócio, mas que vão estar lá também integrantes da FEMEC, outros empreendedores da nossa cidade, enfim, convidar a todos para estarem ali no dia doze de junho, na Concha Acústica. Eu fico feliz de ver que a partir de uma ação que nós realizamos na nossa cidade, outras pessoas também se motivam a continuar fazendo, expandir a melhorar, então, a nossa iniciativa, a iniciativa da FEMEC possibilitou que as pessoas se encorajassem para que, enfim, a primeira feira livre venha acontecer na nossa cidade depois de tanto tempo. Então, parabéns aos realizadores e podem contar com meu apoio, com a minha parceria e, sem dúvida nenhuma, com a minha presença ali naquele evento. Hoje, senhor presidente, além da indicação que vamos fazer em conjunto, era minha indicação de número oitenta e três conforme vossa excelência já, gentilmente, cedeu que façamos em conjunto, uma vez que tínhamos feito a mesma, eu quero já te agradecer por essa oportunidade e trago outras quatro indicações. A primeira, a partir de um ofício da resposta da secretária de assistência social, bem como não existe o fundo municipal de política públicas para as mulheres, então, eu quero vim aqui e sugerir a estruturação completa da coordenadoria da mulher, visando garantir melhores condições de atendimento acolhimento e proteção às mulheres do município, especialmente, aquelas em situação de vulnerabilidade e que sofrem algum tipo de violência. Nós já temos nesta Casa várias leis aprovadas, a parceria aqui dos vereadores na procuradoria da mulher dentro desta câmara municipal e, lembro que essa coordenadoria, existiu na gestão Delano, então, venha restaurar e reimplantar aqui no nosso município pensando, também, que nós podemos trazer, inclusive, fundos especiais para a garantia do direito das mulheres através do poder executivo também. Eu trago nessa noite um projeto que foi, também, da gestão Delano e eu, enquanto psicóloga do CRAS, tive a oportunidade de estar juntamente com a equipe naquela época, as assistentes socais, as psicólogas, a coordenação, também a Elaine – gestora na época da assistência social – e nós implantamos aqui no município e, uma única vez foi realizado, o Projeto 15 anos – Sonho de Princesa e, nessa semana anterior, eu vi que ele acontece em Costa Rica-MS todos os anos e, esse projeto dos quinze anos, assim como tenho sonhado e planejado o sonho para uma princesa que eu tenho dentro da minha casa, eu gostaria que fosse estendida a todas as meninas de Camapuã, àquelas que têm esse sonho. Assim como eu fui menina e tive o sonho um dia, venho aqui pedir que esse projeto seja destinado às adolescentes em situação de vulnerabilidade social, observando critérios com o Cadastro Único, atendidas através da assistência social, vai me honrar enormemente e eu vou ficar muito feliz da retomada, também, desse projeto que eu percebo que existe em outros municípios e, por que não em Camapuã? E também, hoje, entro com a indicação, senhor presidente, que: seja realizada a construção de uma praça com brinquedos no bairro Jardim do Éden, pois, esse já foi pedido desta vereadora no ano passado e tenho andado ali no bairro e nós todos sabemos da necessidade, aqui na sessão anterior nós falamos sobre brinquedos ali também na praça do Marrocos. E eu reforço também esse pedido meu que é do ano anterior e, esse ano, através da minha emenda impositiva poderei destinar juntamente com o poder executivo, lá para a Comunidade Santa Bárbara, está na minha emenda impositiva e ali para o bairro Cristo Redentor. Então, fique aqui, também, já um sonho que seja implantado em outros bairros. E também trago aqui uma indicação, pois estive com o prefeito nessa manhã e levei a ele, pessoalmente, um pedido de várias crianças da nossa escola pública, professores, a comunidade de forma geral, já foi falado aqui também na sessão desse clima de Copa do Mundo e que bom que nos contagia e nos traz esperança no verde e amarelo, e eles nos pediram um telão ali na Concha Acústica durante os jogos do Brasil, uma vez que essa era uma tradição que nós tivemos, também, na época de escola. Então, trago aqui a indicação vendo a possibilidade e tenho certeza que vai alegrar, não só as crianças das nossas escolas públicas, mas as famílias, uma oportunidade também de empreendimento, empreendedorismo aqui do nosso Camapuã, um momento de lazer, confraternização e de reavivar nossa esperança. E quando eu falo isso não falo só de futebol, mas nós estamos descrentes de tantas coisas e acho que o futebol é mais uma coisa que nós temos essa insegurança, mas o brasileiro não desiste nunca, a nossa esperança é sempre maior que a nossa descrença e, se nós seguimos acreditando em Deus, uma das formas de acreditar em Deus, sem dúvida nenhuma, é acreditar no ser humano, acreditar que nós podemos ser seres humanos melhores e que nós podemos fazer, criar, gestar, e gerir adolescentes e crianças para se tornarem seres humanos melhores. E, eu que gosto de festa, eu sempre penso que nós podemos confraternizar, celebrar, independente das nossas diferenças, das nossas divergências, e das nossas dificuldades que todos nós temos enquanto ser humano, família, política e seja qual for nossa classe social ou a nossa oportunidade de ser profissional. São essas as minhas palavras, senhor presidente, para essa noite de hoje. E quero agradecer mais uma vez a oportunidade de estar aqui sendo voz para tantas pessoas que não têm essa mesma oportunidade. E dizer que não me calo, não me calarei. [6]Seja qual for a necessidade dos nossos camapuanenses, eu estarei sempre aqui reivindicando, agradecendo, pedindo e também cobrando. Muito obrigado, senhor presidente. Ver. Ademar Laurindo – Eu, hoje, estava prestando muita atenção nas palavras do nosso amigo Lellis, falando a respeito do nosso ex-prefeito. Então, só tenho admiração por essa pessoa e muita gratidão porque geralmente toda vez que a gente ia conversar com ele, eu não era vereador na época, mas a gente sempre dependia de alguma coisa e, toda vez, ele foi muito grato conosco. Então, muitas pessoas imaginam que o Delano não fez nada por Camapuã, mas geralmente cada um pensa diferente, cada um pensa do jeito que quer, cada um trabalha do jeito que quer. Então, eu só tenho gratidão pela pessoa do Delano. A gente fica muito triste de perder essa pessoa muito rápido, como todo mundo está sabendo. Então, quero dizer aos familiares que Deus abençoe, e que Deus dê um ótimo lugar ao nosso ex-prefeito. Que Deus abençoe. APARTE – Ver. Hélio Policial – Não falei hoje no pequeno e nem no grande expediente, vou me manifestar no final, mas a sua fala tem bastante pertinência do momento que vivemos. Está aqui o Dr. Wilson, que viveu diretamente na administração pública com aquela pessoa, cujo coração não há nenhum instrumento que possa medir, Dr. Wilson. Delano é uma pessoa espetacular. E quando muitas pessoas falam a respeito da atuação de Delano Huber à frente do Executivo Municipal, esquecem-se, Dr. Wilson, que quando cá ele chegou, a população confiou nele. Aquele calhamaço de votos eleitos, ele recebeu o município desacreditado. O município não tinha dinheiro, nós tínhamos acabado de passar a maior vergonha de todos os tempos. Nós fomos lançados ao lamaçal, ao chiqueiro, fomos lançados em nível nacional, onde as contas do município estavam todas quebradas, todas destruídas. O município não tinha credibilidade nenhuma. Delano chegou e se apresentou numa condição de afilhado do Governador Reinaldo Azambuja, muito fez por Camapuã, equilibrou as contas, uma Câmara de Vereadores atuante, me recordo, está aqui o nosso presidente, atuante, trabalhando. E nunca ouvi dizer que Delano Huber teria tido uma atitude que fosse reprovada na condição de agente público, na condição de Chefe do Executivo Municipal. Eu complemento sua fala, vereador, dizendo que o Delano Huber deixou um legado em Camapuã. Uma pessoa que vem aqui à administração pública, trabalha de forma correta, de forma honesta e, acima de tudo, tem uma das virtudes, Vereadora Dayane, que poucos tem: a humildade. Levo aqui minha mensagem a todos os familiares e amigos de Delano Huber, se Deus quiser, amanhã quero estar presente, despedindo do colega Delano Huber. E quero finalizar dizendo que hoje pela manhã conversei com a Vereadora Dayane e o Vereador Pedrinho, e fiz comentário a respeito de uma frase que eu achei muito bacana, Vereador Lellis, do Filósofo Mário Sérgio Cortella. Ele disse que todos nós, Dr. Wilson, quando nascemos com vida, ou seja, nascemos e respiramos, a ampulheta da vida é virada. Então, o que nós buscamos, Vereadora Dayane, é mais um amanhecer. Muito obrigado. Ver. Ademar Laurindo – Obrigado, presidente, pelas suas palavras. E é isso que a gente tem que pensar, só admiração, graças a Deus. O Delano, eu tenho certeza que vai fazer muita falta aqui para nós, e nós ganhamos também um presente, vai ser sepultado aqui, vai vir para Camapuã, isso também é mérito para nós. Então, Delano, que Deus abençoe, que tenha um ótimo lugar. E amanhã, aproveitando, presidente, já que estão comentando de política, eu marquei uma reunião com o secretariado do meu Deputado Estadual Junior Mochi. O motivo é começar a apertar para que saia aquele dinheirinho que ele falou para nós, para a Pontinha, ali para o Poeirinha. Então, já está tudo combinado, amanhã vamos dar uma chegadinha, vamos chegar junto porque quanto antes sair para nós, é melhor. A gente não pode só fazer propaganda, a gente tem que mostrar trabalho, tem que chegar junto. Ele deu aquela chance, vamos pegar. Então, amanhã, já marquei, não sei se vou poder me despedir do Delano, mas que Deus o abençoe. Amanhã estou indo cedo para Campo Grande-MS e já está marcada a reunião com o pessoal do deputado para nós acelerarmos mais esse pedido que nós temos aí, que com certeza vai chegar muito rápido. São essas as minhas palavras, presidente. Boa noite. Presidente – Ver. Pedrinho Cabeleireiro – Eu ouvi atentamente a fala dos senhores vereadores. Ouvi atentamente a fala do Vereador Lellis, do Vereador Ademar Laurindo, e quando o vereador fala sobre a questão dos recursos financeiros, Vereador Carlos Coco, sobre correr atrás de recursos para ajudar o nosso município, porque ali eu tenho certeza que é uma cobrança vinda da nossa população, dos desportistas, e eu tenho certeza que foi bem acertada a indicação de Vossa Excelência, Vereador Ademar Laurindo, sobre quando olha com bons olhos aquele lugar. Eu estive também olhando e ouvindo os senhores vereadores falarem sobre a questão do ex-Prefeito Delano. Ouvi atentamente aqui a fala do líder do prefeito, Vereadora Dayane, e está aqui o Vereador Ronnie Sandro, que participava daquela gestão em que eu era oposição, onde eu cobrava, mas eu quero deixar aqui um relato para os senhores vereadores sobre a questão do nosso posicionamento ali enquanto oposição à gestão, que a gente não concordava com algumas coisas. Mas só para os senhores vereadores entenderem que eu votei em um cargo polêmico, juntamente com o ex-Prefeito Delano, a criação do cargo de governo, assim como os senhores vereadores que eram de oposição naquele exato momento, juntamente comigo, votaram contra. E eu entendia, líder do prefeito, que aquele cargo, naquele exato momento, era viável para ajudar a gestão do ex-Prefeito Delano. Falo para os senhores vereadores, e eu sempre digo que a oposição é aquilo que o líder do prefeito sempre fala, ela fortalece a situação. E eu via, e vejo hoje, isso é um exemplo para mim, sobre a questão daquela oposição que eu fazia a ele, nós nunca, Vereador Carlos Coco, misturamos aquele conhecimento, aquela amizade que a gente construiu. Eu até estava falando ali para o Fabrício Malaquias, que sabe da amizade que eu tinha, e o Delano nunca misturou a oposição que eu fazia para ele. Não é porque ele já se foi, sempre falei aqui nesta tribuna, então, aquelas coisas que eu achava que não eram do agrado do nosso povo, eu era contra, mas sempre ajudei naquilo que todos os vereadores, está aqui o Vereador Ronnie Sandro que era da base, que pode falar também, pode afirmar isso que eu estou falando, sempre ajudamos o executivo. Então, eu fazia oposição, mas eu não fazia oposição a Camapuã. E andei com o prefeito, fui a Brasília-DF, andamos juntos, fomos a Campo Grande-MS, andei no carro dele juntamente com ele, e não via problema nenhum, e não vejo, porque as questões políticas a gente tem que deixar de lado. A gente não pode trazer, líder do prefeito, a impessoalidade para junto da gente. Eu não posso brigar com o Vereador Ademar Laurindo, porque eu não comungo com um projeto ou com uma fala. Então, eu acho que aqui é como o líder do prefeito fala, é a casa dos debates. Então, eu falo para os senhores vereadores com a maior tranquilidade: perdemos uma pessoa querida. Até ajudei, estava até ajudando ele, porque eu tenho um parceiro lá em Fernandópolis-SP que o Delano foi lá conhecer, o Caio. E quando ele teve essa notícia, porque ele foi lá para conversar com esse cidadão, foi uma pessoa que conheceu ele em pouco tempo e, de repente, essa notícia horrível. Eu tive essa notícia através do companheiro Fabrício Malaquias, ex- vigia ali do Carecão. Então, eu falo para os senhores, hoje, que eu, enquanto opositor ao Delano, nunca misturei a amizade que eu construí com ele sobre questão política. Está aqui, o jurídico, o Wilson Lima, que hoje está trabalhando juntamente com a gente, e vê que eu não levo as coisas para o coração ou pela impessoalidade. Eu estou aqui para trabalhar para a nossa população. E é aquilo que eu sempre falo para os senhores vereadores, hoje eu não quis nem usar meu tempo para falar ali, estou até me debruçando agora na minha fala aqui, mas a minha preocupação é, Vereador Lellis, com o povo de Camapuã, é correr atrás dos recursos, é pensar que o ano que vem são novos políticos colocados pelo povo do Brasil afora, assim como no nosso Estado. E eu falo para os senhores que, graças a Deus, o Delano se foi e deixou o seu legado, como o Vereador Hélio falou, pegou a prefeitura numa situação difícil, equilibrou as economias do nosso município, deixou recurso em caixa, não teve fama de prefeito bandido, ladrão, isso eu posso falar para os senhores. E nós estávamos ali, de binóculos também, trabalhando, vendo, e eu sempre cobrei. Eu acho que faltou um pouco de gestão, por isso que votei para a criação do cargo de governo que ele nem ocupou, mas no final, líder do prefeito, ele se encontrou na política, mas aí ele não quis mais ser candidato. Mais de três anos ele andou capengando, mas organizou as finanças do nosso município, onde a gente falava da “ingestão”, da gerência dele enquanto prefeito do nosso município, mas deixou o seu legado aqui. E para vocês verem, hoje tem vereadores falando, e eu creio que amanhã irá ter bastante gente se despedindo do eterno ex-Prefeito Delano. ORDEM DO DIA – 1ª Secretária – Verª Dayane Fernandes – [7]ORDEM DO DIA PARA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 08 DE JUNHO DE 2026. 1º – Apreciação das Contas do Governo municipal, exercício 2021, para análise e julgamento, nos termos do art. 31 da Constituição Federal, de responsabilidade do Senhor Manoel Eugênio Nery, juntamente com o Parecer das Comissões e Projeto de Decreto Legislativo Nº 005, de 08 de junho de 2026; 2º – Quatro Indicações de autoria da Ver.ª Dayane Fernandes, endereçada à diversas autoridades, fazendo pedidos de providências; 3º – Quatro Indicações de autoria do Ver. Nilcilei Dog, endereçadas à diversas autoridades, fazendo pedidos de providências; 4º – Três Indicações de autoria do Ver. Carlos Coco, endereçada à diversas autoridades, fazendo pedidos de providências; 5º – Quatro Moções de Aplauso de autoria do Ver. Nilcilei Dog, endereçadas à diversas personalidades; 6º – Uma Moção de Aplauso de autoria do Ver. Luiz Gonzaga, endereçada à diversas personalidades; 7º – Uma Moção de Pesar de autoria dos Vereadores da Câmara Municipal de Camapuã, endereçada aos familiares do saudoso ex-Prefeito Delano de Oliveira Huber. Plenário das Deliberações, Ver. Deusdete Ferreira Paes, 08 de junho de 2026. Em seguida, o presidente colocou em discussão a Ordem do Dia e, não havendo, a mesma foi à votação e obteve aprovação unânime dos senhores vereadores. 1ª Secretária – Verª Dayane Fernandes – PARECER CONJUNTO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL – CLJRF E DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO – CFO. I – DO OBJETO – Oficio OFC – UA – 2053/2026 – Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. II – DA EMENTA – Dispõe sobre Julgamento de Contas de Governo – Exercício 2021 de Responsabilidade do Sr. Manoel Eugenio Nery, e dá outras providências. III – DOS RELATORES – Vereadores Luiz Gonzaga e Carlos Coco. IV – DO RELATÓRIO – Trata-se do Ofício nº OFC – UA – 2053/2026, encaminhado pela Unidade de Arquivamento do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, comunicando a aprovação das contas de governo do ano de 2021, para julgamento, por esta Câmara Municipal, das Contas de Governo do exercício financeiro de 2021, Processo TC/5220/2022 (Protocolo 2166976). Conforme informado, o Parecer Prévio foi encaminhado a esta Casa Legislativa em 22/05/2026, recebido em 26/05/2026, por meio de ofício o Parecer PAR 01– 1ª PRC – 02/2026, cabendo ao Poder Legislativo proceder ao respectivo julgamento, nos termos do art. 31, §2º, da Constituição Federal, bem como promover a remessa das peças obrigatórias via sistema TCE-Digital. O Parecer Prévio emitido pelo Tribunal Pleno (PAR01 – 02/2026) opinou favoravelmente à aprovação das contas, com ressalva, recomendando pela sua aprovação. É o relatório. II – FUNDAMENTAÇÃO – Nos termos do art. 31 da Constituição Federal, compete ao Poder Legislativo Municipal o julgamento das contas prestadas anualmente pelo Chefe do Poder Executivo, com o auxílio do Tribunal de Contas, cujo parecer prévio somente deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara. A Lei Complementar Estadual nº 160/2012 (Lei Orgânica do TCE/MS) e a Resolução nº 88/2018 estabelecem que, após o julgamento, devem ser remetidas ao Tribunal as peças obrigatórias, no prazo até o último dia útil do mês subsequente à data do julgamento. No caso em análise, verifica-se que: O Parecer Prévio foi regularmente emitido; houve manifestação favorável à aprovação com ressalva. Dessa forma, compete a esta Comissão manifestar-se quanto à necessidade de adoção imediata das providências legislativas cabíveis, a saber: Verificar se houve julgamento formal das contas pelo Plenário; Caso ainda não tenha ocorrido, incluir a matéria em pauta para deliberação plenária, observando-se o quórum constitucional. O não atendimento à solicitação do Tribunal poderá ensejar responsabilização do Presidente da Câmara, inclusive com aplicação de multa. Inexiste, portanto, óbice à apreciação da Prestação de Contas em discussão. É o relatório. V – DO VOTO DOS RELATORES – Diante do exposto, os Relatores da CLJRF e da CFO, são favoráveis a aprovação da Prestação de Contas do Ano 2021, conforme oficio do TC 2053/2026 de 22 de maio de 2026, na forma proposta. Ver. Luiz Gonzaga, Relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final; Vereador Carlos Coco, Relator da Comissão de Finanças e Orçamento. VI – DA CONCLUSÃO DAS COMISSÕES – Os Vereadores Membros destas comissões são favoráveis à aprovação da Prestação de Contas do ano de 2021, sem emenda ou rasuras, acompanhando o voto do relator. Ver. Carlos Coco, Membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final; Ver. Lellis Ferreira da Silva, Membro da Comissão de Finanças e Orçamento. VII – DA APROVAÇÃO – As Comissões, por unanimidade, aprovam a Prestação de Contas do Ano de 2021, recebidas em 01 de junho de 2026, em 08 de junho de 2026. Ver. Hélio Policial, Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final; Ver. Luiz Gonzaga, Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Em seguida, o presidente colocou em discussão o referido Parecer e, não havendo, o mesmo foi à votação e obteve aprovação unânime dos senhores vereadores. 1ª Secretária – Verª Dayane Fernandes – Ofício nº OFC – UA – 2053/2026. EMENTA: PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAIS DE GOVERNO. PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2021. RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS, FINANCEIROS E FISCAIS DEVIDAMENTE DEMONSTRADOS. EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO FAVORÁVEL À APROVAÇÃO, COM RESSALVAS, DAS CONTAS ANUAIS DE GOVERNO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAPUÃ, RELATIVAS AO EXERCÍCIO DE 2021, SOB A RESPONSABILIDADE DE MANOEL EUGÊNIO NERY. Em seguida, o presidente colocou em discussão o referido Projeto de Lei. EM DISCUSSÃO – Ver. Hélio Policial – Senhor Presidente, sou favorável à prestação de contas e vou expor algumas pequenas razões. Mais uma vez, nota-se facilmente pelo documento encaminhado a este poder legislativo, o conteúdo analisado pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado, chancelado pelo Ministério Público de Contas do Estado, onde revela, de forma bem tranquila de se entender, que as contas do Prefeito Manoel Nery, referentes ao exercício de dois mil e vinte e um foram aprovadas por unanimidade. O quanto aquele mínimo constitucional que a nossa Carta Magna prevê em aplicação, Vereador Ronnie Sandro, em saúde e educação, foram devidamente respeitadas por Manoel Nery e toda a sua equipe. Nota-se também que o percentual mínimo do FUNDEB foi investido para que servidores e professores da educação básica tenham acesso àquele direito que a própria norma constitucional elege. Portanto, senhores, notem tranquilamente – repito, mais uma vez – o cuidado, o capricho e o carinho que Manoel Nery e sua equipe têm com as contas, com as finanças, com a saúde do orçamento público do município. Sabemos, senhor presidente, que atualmente não só Camapuã, mas todo o Brasil vem tendo um corte de gastos. A gente vê que o Mato Grosso do Sul é certamente o terceiro ou o segundo estado, unidade da federação que mais arrecada, que mais cresceu dentro da proporção da sua população, e o Governador Eduardo Riedel decretou recentemente corte de gastos. Então, corte de gastos é responsabilidade fiscal, é responsabilidade com a população, é responsabilidade com a saúde pública, responsabilidade com o povo. E sabedor de que qualquer deslize há certamente ações que vão buscar responsabilizar esses agentes públicos que, por um motivo ou outro, fizeram as suas barbeiragens, deram seus cavalos de pau, como nós bem sabemos aqui, que até hoje, senhor presidente, gosto de sempre lembrar vossa excelência, pois vossa excelência esteve juntamente comigo em Brasília-DF, buscando tentar destravar problemas que gestões anteriores utilizaram de mecanismos rasteiros, ilegais, irregulares, e hoje a educação padece, não pode, Vereador Dog, sequer cadastrar um projeto de pesquisa ou de ensino no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que é o FNDE, por conta de falhas grosseiras, de cavalos de pau que deram dentro da administração pública, desapareceram com o dinheiro, e hoje tem um monte de gente condenada aí e certamente vão pagar por isso. Muito obrigado, senhor presidente. Não havendo mais discussão, o mesmo foi à votação e obteve aprovação unânime dos senhores vereadores. 1ª Secretária – Verª Dayane Fernandes – PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 005, DE 08 DE JUNHO DE 2026. Apreciação das Contas do Governo municipal, exercício 2021, para análise e julgamento, nos termos do art. 31 da Constituição Federal. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAMAPUÃ – MS, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Orgânica, em especial o art. 22, inciso IX, e Artigo 203/205 do Regimento Interno do Poder Legislativo, faz saber que o Plenário aprovou e fica promulgado o presente Decreto: DECRETA: Art. 1º Ficam julgadas e aprovadas as Contas da Administração Municipal de Camapuã MS, referente ao Exercício de 2021, gestão do Senhor Manoel Eugenio Nery. Art. 2º Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação. Plenário das Deliberações, aos 08 dias do mês de junho de 2026. Em seguida, o presidente colocou em discussão o referido Projeto de Decreto Legislativo e, não havendo, o mesmo foi à votação e obteve aprovação unânime dos senhores vereadores. EXPLICAÇÕES PESSOAIS – Ver. Nilcilei Dog – Senhor Presidente, eu quero aqui deixar as minhas considerações finais. Só deixar algumas palavras aqui também para meditação, que eu aprendi ao longo da minha caminhada. A Bíblia, eu vou por aquilo que vem pelo princípio, pelo Criador, e não pela criatura. E o Criador nos ensina que, muito além de educação, de afinidade, de humildade, nós temos que ser justos no meio político. [8]E a política, ela, não é de agora, a política é desde antes do Novo Testamento e já havia política. A política não é de hoje. A corrupção não é de hoje. O mal também não é de hoje. Aonde eu quero chegar: que em vida não valemos nada; em vida vemos que somos pequenos diante de qualquer situação e, tiro o exemplo, pelo fato que ocorreu agora do nosso Ex-Prefeito Delano com qual eu tinha uma afinidade quando ele era prefeito pelo tanto que ele ajudava, pelo tanto que ele participava conosco ali na quadrinha do Marrocos e em tantos outros eventos que ele nos patrocinou e que ele nos proporcionou no esporte de Camapuã-MS, então, hoje eu vejo alguns comentários que eu fiquei analisando e ouvindo de, outrora, como eu via muito ao contrário, pelo contrário, isso prova que a bíblia nunca erra, ou seja, a palavra, a escritura sagrada não erra, ela não mente, então, você vê que quando há uma perda se enxerga o valor. Então, creio que não só Camapuã-MS perdeu, mas como muitas pessoas e famílias perderam também, deixo aqui os meus sentimentos a todos os familiares do nosso Ex-Prefeito Delano e parabenizar o presidente e aos vereadores pela iniciativa da moção de pesar, nada mais justo. E dizer, nobre presidente, que mais uma vez nesta sessão, eu estou cheio de reclamação por causa do som da sessão, isto é, quando não é a transmissão é o áudio que está saindo lá. Eu quero deixar isso aqui registrado porque eu tenho conversado isso com o senhor já anteriormente, acho que os outros vereadores aqui também receberam, não sei se é distanciamento o que está acontecendo, quando não é o áudio é a transmissão, então, eu acho que nós temos que olhar isso daí com mais atenção, nobre presidente, o senhor já tem me falado sobre essa situação, eu acho que a chance que o cidadão tem de nos ouvir – porque vir, ninguém quer vir, mas quer ouvir -. Só queria deixar esse aviso registrado e boa noite a todos. Ver. Carlos Coco – Falar um pouquinho também sobre o Delano, o nosso grande amigo que partiu Vereadora Dayane, a última vez que a gente se encontrou foi lá na Santa Bárbara, a gente fazendo o trabalho do leilão e, ele, junto com nós, arrematou um carneiro que foi o preço de uma vaca, Vereador Luiz, acredita que ele até passou na minha mão eu fiquei muito orgulhoso, porque ele falou: “esse carneiro vai ser meu”, e ele foi para cima até levar o carneiro, carneiro muito bom e de raça. E ele permaneceu o tempo todo lá na festa, enquanto a gente estava lá fazendo o trabalho ele estava lá, então, ficam aqui os meus sentimentos a todos os familiares, quero dizer que fui candidato pela primeira vez juntamente com ele na época, não era no partido que ele estava, mas era no outro partido de coligação, eu tive cento e quarenta e nove votos na época, fico muito agradecido de, na época, eu ter trabalhado naquela campanha junto com ele, foi muito amigo, a amizade que a gente tinha com ele foi muito boa e eu agradeço muito a Deus pelas pessoas virem de fora chegar e a gente pegar uma amizade é muito legal, acho muito gratificante, igual vossa excelência que veio de outro lugar e, hoje, a gente tem uma amizade de trinta anos, isso é muito interessante e, os demais que chegaram também, fico muito feliz com isso. Eu quero dizer também e agradecer os dois meninos da Pontinha do Cocho que estão lá fazendo as limpezas, trabalham lá, Vereador Ronnie Sandro, que dois guris legais, o Zé Prudêncio e o Valdeci Pires. Rapaz, os caras estão fazendo coisas legais na Pontinha do Cocho, então, a gente fica grato de ver o pessoal que chegou lá para trabalhar na infraestrutura, na limpeza do local e de todos os setores, estão fazendo coisas lá de outra geração, a gente nem esperava que fosse acontecer o que está acontecendo lá, eu acho que eles têm todo o tempo deles trabalhando assim, é tão legal, não tem ninguém, supervisor a eles, cuidando eles ali e eles vão lá e fazem o trabalho por conta do dia deles, então, isso é muito legal e quero mandar os parabéns para eles, até esses dias eu fiz um vídeo deles trabalhando lá e mandei para o secretário de obras e falei “os homens estão aqui, estão trabalhando bastante aqui”. E eu falei que eu ia parabenizar eles aqui na tribuna e, quando eu falo eu prometo e cumpro com a minha palavra, então, ficam aqui os meus parabéns para eles. São essas as minhas palavras, senhor presidente. Meu muito obrigado. Tenham uma boa noite. Ver. Ronnie Sandro – Eu quero ser breve nas Explicações Pessoais. É tão bom, Vereador Carlos Coco, quando tem o funcionário dedicado, que bom. Parabéns. Nessas explicações pessoais aqui, quero fazer também as minhas homenagens ao Ex-Prefeito Delano que partiu, tive o prazer juntamente com o Vereador Pedrinho, Vereador Lellis, de estar vereador na época que ele era prefeito, inclusive, naquela eleição, naquele pleito fui o mais votado, Dr. Wilson Lima, nosso assessor jurídico naquele mandato e Delano Huber foi uma pessoa que sempre olhou para o menos favorecido, para o mais carente, ele tinha um coração bom e não sabia falar não para as pessoas, principalmente, para as aquelas famílias mais humildes, mais carentes, enjoou dar vaca de churrasco em almoço beneficente aqui, fez um trabalho, pegou a prefeitura numa situação difícil e entregou ela redondinha e isso que é o mais importante, inclusive, com dinheiro em caixa. E ele não tinha rancor de ninguém, não tinha magoa de ninguém, Vereador Pedrinho era o que mais falava dele, o que ele mais criticava. E sabe o que ele fazia? Quando a gente ia a Brasília-DF e em outros lugares, sabe quem que era a primeira pessoa que ele ia visitar? O Vereador Pedrinho Cabelereiro que era o adversário dele na câmara, ou seja, para você ver que ele não tinha maldade, ele era uma pessoa do bem e vai nos fazer muita falta, mas todo mundo tem o seu tempo aqui e, certamente, a missão dele foi cumprida e Deus que o tenha em um bom lugar. Muito obrigado. Ver. Hélio Policial – Regresso aqui para dizer a cada um dos senhores vereadores – como sempre faço semanalmente – levo as proposições aqui apresentadas na noite ao prefeito municipal para que faça as suas avaliações e os cumprimentos devidos dentro daquilo que a lei estabelece. Senhor presidente, até não iria falar, mas decidi falar após uma breve consulta com o nosso jurídico ali. Há uma certa confusão – e fazer uma interpretação, senhor presidente – de interpretar aquilo que o Vereador Ronnie disse aqui de vossa excelência ter um mandato, um vereador, na condição de oposição e ter um mandato na condição de inimigo, nós somos oposições, nós não somos inimigos de ninguém. E eu noto algo muito, não sei se é ausência de conhecimento, ou se é má fé, ou maldade, pois, recebi várias mensagens ali de servidores públicos falando sobre o déficit atuarial que foi falado aqui por um colega vereador, lançam uma informação extremamente desencontrada com a verdade, Vereador Dog, e vossa excelência levou uma informação que a previdência – cento e quatorze milhões de déficit – não é isso, vereador. O Art. 40 da Constituição Federal trata sobre essas questões, aquilo ali é uma projeção, um déficit atuarial e não um déficit atual. Há um certo equívoco por parte de vossa excelência, uma vez que é uma projeção que os administradores desse fundo previdenciário analisam, então, fazem uma projeção, se deixar do jeito que está, se nós não votarmos nos projetos de leis para fazer as alterações, Vereador Luiz Gonzaga, lá na frente daqui dez, vinte, trinta anos, pode ter esse déficit que vossa excelência disse. Então, eu recebi várias mensagens ali, até uma professora que pediu para eu não citar o nome dela, eu ia citar, mas ela pediu para não citar, pediu: vereador, está quebrado a previdência? Não está quebrada a previdência. Não existe a aplicação de risco também porque quem me passou a informação é pessoa ligada à previdência, inclusive, senhor presidente, eu peço aqui a vossa excelência que faça um ofício à previdência, ao Camapuã Prev, fazendo essas ponderações ao presidente, ao diretor, toda aquela diretoria para que informe esta Casa Legislativa qual é o déficit real, atual que existe lá. E também faça um ofício só para esclarecer, Vereador Dog, eu não estou dizendo que vossa excelência veio aqui trazer uma informação desencontrada, estou dizendo que o déficit atuarial é uma projeção a longo prazo, não é um déficit atual, ou seja, se a gente deixar do jeito que está, lá na frente vai ter cento e quatorze milhões de déficit, foi especialistas previdenciários que fizeram, eu estudei pouco essa área do direito, mas é o tempo que me tenho, senhor presidente. Obrigado. Presidente – Ver. Pedrinho Cabelereiro – Peço ao nosso pessoal da secretaria desta Casa que faça esse ofício que o vereador solicitou juntamente a presidência. Ver. Luiz Gonzaga – Eu quero deixar aqui o meu pesar, meus sentimentos a todos os familiares do Nobre Ex-Prefeito Delano Huber, como foi falado aqui pelo líder do prefeito e, principalmente, pelo presidente da Casa, foi um exemplo de prefeito com oposição, saía em busca de recurso e primeiro que ele chamava era o vereador de oposição que fazia vídeo, pulava dentro do buraco e que metia o pau, pois, esse daí realmente é o exemplo de administrador, exemplo de ser humano porque aqui se eu falo que vou para Brasília-DF nós já somos barrados. Parabéns e que aprenda, pois, as pessoas têm que ter humildade mesmo. Eu gostaria de falar sobre o Camapuã Prev, pois não vi em nenhum momento o Vereador Nilcilei Dog falar que o Camapuã Prev está quebrado, mas ele falou da preocupação que ele tem com o futuro da aposentadoria dos funcionários públicos e espero que traga porque pelo requerimento que nós pedimos ano passado, e a resposta veio, sim senhor, uma aplicação de risco no próprio requerimento que veio para nós, mas nós vamos fazer um vídeo mostrando nesse requerimento para a população inteira ver onde está essa aplicação que, pelo menos o Vereador Nilcilei Dog tem o requerimento e viu essa aplicação de risco, mas a gente vai tirar essa informação. E eu quero agradecer o líder do prefeito porque realmente pediu para o nosso prefeito trazer essa informação para ver e, realmente, explicar certinho para a gente porque é uma coisa que a gente acaba não entendendo qual que é realmente a dívida do Camapuã Prev? Porque com certeza o líder do prefeito veio aqui foi porque alguém explicou para ele e nem eu entendo sobre isso daí, dessa conta, ele veio aqui e deu uma aula para nós, mas explicaram isso daí para ele, para ele vir aqui e falar porque aquilo ali é um labirinto para você entender realmente qual é a dívida do Camapuã Prev e isso nos preocupa muito, ou seja, vai ficar uma dívida para o próximo prefeito e não e só com a dívida o que a gente se preocupa, é com o funcionário público, com o futuro de uma pessoa que trabalhou a vida inteira e pode ter um prejuízo na sua aposentadoria, então, fica aqui um grande abraço, uma moção de pesar, estender meus sentimentos a toda família do Delano e, com certeza, amanhã estaremos lá. Um abraço. Por fim, o presidente procedeu os agradecimentos finais e declarou encerrada a sessão às 21h06min. Eu,Raíssa Santana da Silva[9] e Moisés Mancebo Manhães Junior[10] lavramos a presente ATA[11] que, depois de lida e aprovada, será assinada pelos Membros da Mesa Diretora e pelos Nobres Edis.
ATA DA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA, do 2º Período Legislativo, da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Camapuã, Estado de Mato Grosso do Sul, realizada com início, às 19 horas, do dia 8 de junho de 2.026, no SINSEC[12], sito à Rua Das Paineiras, 232, Parque dos Ipês, Camapuã-MS. Presente os Nobres Edis: Ver. Pedro Dias Pereira (Pedrinho Cabeleireiro), Presidente; Vereador Carlos Coco, Vice-Presidente; Verª Dayane Fernandes Amorim (Dayane Fernandes), 1ª Secretária; Ver. Nilcilei Cavalheiro Pereira (Nilcilei Dog), 2º Secretário; Ver. Ademar Laurindo; Ver. Hélio Policial; Ver. Lellis Ferreira da Silva; Ver. Luiz Gonzaga Alves de Lima Filho (Luiz Gonzaga); Ver. Ronnie Sandro Rezende Gonçalves (Ronnie Sandro).
_________________________________ ___________________________________
VER. PEDRINHO CABELEIREIRO VER. CARLOS COCO
Presidente Vice-Presidente
PSDB PSDB
_________________________________ ___________________________________
VERª DAYANE FERNANDES VER. NILCILEI DOG
1ª Secretária 2º Secretário
PP PSD
_________________________________ ____________________________________
VER. ADEMAR LAURINDO VER. HÉLIO POLICIAL
PP PP
_________________________________ ____________________________________
VER. LELLIS FERREIRA DA SILVA VER. LUIZ GONZAGA
PODEMOS MDB
_____________________________
VER. RONNIE SANDRO
PODEMOS
[1] Local provisório de realização das sessões em razão da reforma dos prédios da Câmara Municipal de Camapuã-MS.
[2] Início da digitação, por: Jullyene Pereira de Souza (IEL).
[3] Digitação, por: Ana Lia Cavalheiro Silva Braga.
[4] Início da digitação, por: Fernanda Maior Vieira.
[5] Início da digitação, por: Sabrina Fernandes de Oliveira Assis (IEL).
[6] Início da digitação, por: Aline dos Santos Godinho.
[7] Início da digitação, por: Raíssa Santana da Silva (IEL).
[8]Início da digitação por: Nathyele Fraga de Camargo (IEL).
[9] Digitação e 1ª Revisão.
[10] Revisão Geral.
[11] Tempo Total – 01:42:15
[12] Local provisório de realização das sessões em razão da reforma dos prédios da Câmara Municipal de Camapuã-MS.