2023

Câmara de Camapuã homenageia personalidades com Título de Mérito Cultural e Esportivo

Na última quinta-feira (18/5) a Câmara Municipal de Camapuã realizou a sessão solene de entrega do Título de Mérito Cultural e do Mérito Esportivo a 18 personalidades da cidade.

O Título foi instituído por meio da Resolução N º 007, de 8 de maio deste ano, sendo que a entrega da honraria tem como objetivo reconhecer o trabalho de artistas e atletas do município, que não só representam a cidade, como também influenciam as novas gerações.

A abertura da sessão solene contou com apresentações musicais de crianças e jovens do município, e da Banda Municipal de Camapuã, que cantaram e tocaram, tornando a noite ainda mais especial.

Foram homenageados com o Título do Mérito Cultural o caminhoneiro Paulo Francisco Richter; o mestre de Capoeira Paulo Rogério Jesus de Paula; André Rodrigues Amorim, homenageado pelo seu trabalho junto à terceira idade e pela realização de excursões à Comunidade Furnas do Dionísio; o fotógrafo Denilson Rodrigues de Oliveira, premiado internacionalmente; o músico João Garcia Pires, que já atuou como laçador e montador e hoje integra o grupo Chama Campeira; o cantor e compositor Dione Machado Porto, membro da Banda Municipal e que ministra aulas instrumentais no projeto Renascer; o músico Sidney Denio Barboza de Santana, criado no Distrito de Pontinha do Cocho e que se dedica ao trabalho na música sertaneja; a dupla sertaneja Sílvio e César, que é natural de Camapuã; e a cantora e compositora Raissa dos Santos, que vem se destacando em festivais de música;

Já com o Título do Mérito esportivo foram agraciados o servidor público Pedro Zilmar Chiamenti, que atua na Associação de Moradores do Bairro Coopavale; Michael Borda Rocha, que é professor de natação; Dilson Paredes Lopes, o Didi, educador físico, técnico e árbitro esportivo; Cleiton Pereira França, fundador da SEIC (Sociedade Esportiva Independente de Camapuã) e chefe do departamento esportivo na Secretaria de Educação; Marta Borges da Silva, que atuou de forma ativa em Centros de Educação Infantil do município e no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); Fabiano Nogueira de Oliveira, ex-jogador de futebol que representou o time de Camapuã e se destacou em times nacionais; Jacinta de Oliveira Furtado, ex-corredora com diversas premiações e atual jogadora de vôlei de quadra; Tatiane Pereira Furtado, professora de Educação Física, com destaque no treinamento de futebol de salão; e Luesley dos Santos Lopes, professor e lutador de Muay Thai e MMA.

Após a entrega das honrarias, o presidente da Câmara Municipal, Pedrinho Cabeleireiro subiu à tribuna para falar sobre a importância das homenagens.

Presidente Pedrinho Cabeleireiro em seu pronunciamento

“É uma alegria realizar essa sessão solene e quero parabenizar a todos os vereadores pelas escolhas dos seus agraciados. Gostaríamos de homenagear muito mais pessoas, mas infelizmente são apenas duas por parlamentar, mas no futuro poderemos agraciar outras personalidades. Ficamos felizes em trazer aqui grandes nomes”, destacou.

Já o Prefeito Manoel Nery falou dos investimentos nas áreas de esporte e cultura e dos benefícios das práticas para o desenvolvimento das pessoas.

“Estamos aí há praticamente dois anos e meio como prefeito da nossa cidade e sou um entusiasta do esporte e da cultura. Procuramos dar todas as condições aos professores e aos alunos. O esporte faz com que a criança se desenvolva fisicamente e mentalmente. Isso é muito importante. Hoje vivemos em um mundo muito digital e vemos algumas crianças de 3, 4 anos já com o celular nas mãos, e que não querem jogar bola, andar de bicicleta, correr, e isso, pode fazer falta no futuro. Por isso, gostamos do esporte, somos amigos do esporte e da cultura. Parabéns a todos os homenageados e obrigado pelo trabalho que vocês fazem no nosso município para que a cultura e o esporte estejam na vida das pessoas”, disse.

Manoel Nery anunciou ainda a reforma do parque Poliesportivo da cidade.

“Estamos para assinar o convênio com o Governo do Estado para reformar o principal parque esportivo de Camapuã, que é o Parque Poliesportivo. Tenho certeza que muito em breve estaremos licitando essa obra e vamos entregar para a população a reforma”, garantiu.

Participam da sessão solene o vice-prefeito, Aloizio Targino, secretários municipais, lideranças da cidade e familiares dos homenageados.