2023

Orçamento para 2024 e PPA foram destaques durante o mês de novembro na Câmara de Camapuã

Prestes a encerrar os trabalhos de 2023, os vereadores de Camapuã analisaram e votaram durante o mês de novembro dois projetos importantes e essenciais para o município, o que estima as receitas e fixa as despesas para o exercício 2024 e o que trata do Plano Plurianual.

O primeiro é uma ferramenta que permite estipular gastos e arrecadações que o município espera para o ano seguinte. O segundo, conhecido como PPA, tem validade de 4 anos e traz metas e objetivos de médio prazo, como obras grandes e programas específicos.

Em Camapuã o PPA em vigência foi elaborado para o exercício 2022 a 2025 e a votação realizada pelos parlamentares é referente à revisão da proposta.

Tanto o Projeto de Lei Nº 030, de 31 de agosto de 2023, que estima receita e fixa a despesa do município de Camapuã para o exercício de 2024, quanto o Projeto de Lei Nº 031, de 31 de agosto de 2023, que dispõe sobre o Plano Plurianual de Governo do Município de Camapuã, são de autoria do Poder Executivo e foram apresentados na sessão plenária do dia 28 de novembro.

Já nas sessões dos dias 7, 14 e 17 os vereadores apresentaram apenas indicações e debateram na tribuna assuntos de relevância para a população.

No total, durante o mês de novembro foram apresentadas 14 indicações com pedidos de melhorias para a cidade e houve um veto total ao Projeto de Lei Nº 015, de 10 de outubro de 2023.

“É uma grande responsabilidade apreciar e aprovar os projetos que tratam sobre o orçamento, pois eles determinam o que será feito no município no ano seguinte e durante toda a gestão do atual prefeito. Por outro lado, é uma forma de nós, parlamentares, que conhecemos as demandas de cada pedaço da nossa cidade, colaborarmos e darmos sugestões que por algum motivo não estejam nos projetos. Por isso, analisamos as propostas com muita atenção, levando em consideração as melhorias que vão beneficiar toda a população”, disse o presidente da Câmara, Pedrinho Cabeleireiro.