FOLLOW US ON SOCIAL

01
fevereiro
2023

TCE aprova por unanimidade prestação de contas da Câmara Municipal de Camapuã

Foi divulgado no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul desta segunda-feira (30) a aprovação por unanimidade da prestação de contas da Câmara Municipal de Camapuã, referente ao exercício financeiro de 2019.

A sessão ordinária para discussão e votação da matéria aconteceu do dia 30 de novembro de 2022 e as contas foram aprovadas por todos os conselheiros.

“Acordam os senhores conselheiros, por unanimidade e nos termos do voto do relator, pela regularidade da Prestação de Contas de Gestão da Câmara Municipal de Camapuã/MS, referente ao exercício financeiro de 2019, sob a responsabilidade do ordenador de despesa, Sr. Lellis Ferreira da Silva, vereador presidente à época, nos termos do inciso I, art. 59, Lei Complementar n.º 160/2012; e pela quitação a ordenador de Despesa, Sr. Lellis Ferreira Da Silva, para efeitos do art. 60 da Lei complementar n.º 160/2012”, diz a publicação.

Ainda conforme o texto, a prestação de contas está em conformidade com as leis e regulamentos que regem a matéria, além de estar em sintonia com os princípios da contabilidade pública, inclusive, com relação aos resultados apurados ao final do exercício, os quais se apresentam devidamente conciliados nos diversos demonstrativos e anexos encaminhados pela Casa de Leis ao TCE.

A publicação do Tribunal cita também que, de acordo com os valores apresentados, verifica-se que há equilíbrio fiscal, o que é preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o vereador Lellis Ferreira da Silva, presidente da Câmara à época, a aprovação das contas só comprova a seriedade do trabalho realizado pelo legislativo municipal.

Vereador Lellis Ferreira, atual 1º Secretário da Casa de Leis

“Fiquei muito feliz com a aprovação e orgulhoso em saber que nosso trabalho, que foi sempre pautado na transparência e na seriedade, resultou em coisas positivas como essa. Enquanto eu conduzi essa Casa, o objetivo sempre foi gastar os recursos públicos com responsabilidade e fazendo o máximo possível de economia, sem desperdícios, aplicando dinheiro apenas onde era necessário e visando sempre o bem-estar da população. Tenho certeza que agora, com o vereador Pedrinho Cabeleireiro a frente da presidência, não será diferente”, explicou.

O atual presidente, também destacou a importância da aprovação das contas do legislativo e reafirmou que esse será sempre o foco da Câmara Municipal de Camapuã.

“É muito bom saber que o trabalho feito até aqui pelo vereador Lellis e pelos outros membros da mesa anterior, com a ajuda de todos os vereadores, resultaram nessa aprovação, que para nós é motivo de muito orgulho. Vamos continuar esse trabalho da mesma forma, respeitando o dinheiro público e aplicando o orçamento de forma responsável”, afirmou Pedrinho.

Atual Presidente, Vereador Pedrinho Cabeleireiro

Devolução do duodécimo

Além de respeitar a Lei Orçamentária e a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Câmara Municipal de Camapuã tem se destacado também por devolver boa parte do duodécimo anual para a prefeitura da cidade.

O duodécimo é o repasse feito todos os anos pelo Poder Executivo aos demais poderes, o que garante que os mesmos atuem de maneira independente. Esse valor é utilizado pelo legislativo com as despesas básicas e com a folha de pagamento.

Mas, quando o montante é gasto de forma eficiente, normalmente ocorrem sobras no orçamento, o que garante a devolução do duodécimo para a prefeitura. Essa sobra é aplicada em benfeitorias para a população do município.

Desde 2019 essa devolução realizada pela Câmara de Camapuã à prefeitura totalizou um montante de quase R$ 3 milhões, o que significa praticamente o valor anual do orçamento da Casa.

Wildcard SSL Certificates