março

Em comemoração ao mês da mulher, Câmara homenageia nove mulheres inspiradoras

A Câmara Municipal de Camapuã entregou o Título Mulher Inspiradora para nove personalidades consideradas importantes no cenário de fortalecimento do papel das mulheres na sociedade e que contribuíram com o desenvolvimento do município. A homenagem foi entregue durante sessão solene, proposta pelo vereador Jerson Junior, e realizada na noite de quarta-feira (22/3), no plenário da Casa de Leis.

A entrega da honraria foi aprovada na sessão do dia 14 de março e cada vereador indicou uma mulher para ser homenageada. De acordo com a proposta, o objetivo é reconhecer àquelas que se destacaram “por seu trabalho, por suas lutas vencidas, por nunca terem desistido, por terem se reinventado ao longo do caminho, por terem recomeçado sempre que necessário e, por isso, saíram do patamar de mulheres comuns para se tornarem mulheres inspiradoras”.

Receberam o título Jozimar Vieira Machado de Carvalho, Regina do Rosário Bernardes Montagna, Talita de Oliveira França, Weila Nogueira da Silva, Márcia Razera Suassuna, Francilina de Oliveira Flores, Andréia Santos Ferreira da Silva, Nayara Passos Cunha e Adelsa Cândida Vilela.

A comenda Mulher Inspiradora foi criado por iniciativa da ex-vereadora de Camapuã, Márcia Ferreira Ávila de Lima, em 2019 e hoje, embora o Legislativo seja composto apenas por homens, todos os parlamentares reconhecem o papel e a importância das mulheres e, por isso, continuam realizando a entrega da honraria.

Ao participar da solenidade, Márcia parabenizou a iniciativa dos atuais vereadores de manter a homenagem e lembrou a luta das mulheres ao longo da história pela busca de direitos.

“A mensagem que quero passar para todas é de fé, otimismo, esperança e responsabilidade. Acredito que nós mulheres não abriremos mão de lutarmos pelos valores éticos e morais e, desta forma, teremos uma sociedade melhor e mais justa. A política séria é um instrumento com grande poder de transformação. Hoje a Câmara Municipal dá esse exemplo, homenageando mulheres que de alguma forma fazem o bem, trabalham e contribuem para o aprimoramento da vida em família e em sociedade”, enfatizou.

Também presente na solenidade, a defensora Pública de Camapuã, Adriana Paiva Vasconcelos, subiu à tribuna durante a solenidade e deixou uma mensagem de motivação para as mulheres.

“Lugar de mulher é onde ela quiser! E a gente tem que acreditar nisso. O que a gente quiser, a gente pode. Não podemos deixar que ninguém limite o nosso poder, o nosso potencial”, pontuou.

Presente na sessão, o prefeito Manoel Nery parabenizou as homenageadas e falou da importância do reconhecimento do trabalho das mulheres.

“Conheço todas que estão aqui e cada uma tem a sua história, seu merecimento e hoje estão aqui recebendo esse brilhante título de Mulher Inspiradora de Camapuã. Sintam-se realmente homenageadas pelos vereadores, pelo município de Camapuã pelo trabalho que cada uma de vocês fazem”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Pedrinho Cabeleireiro parabenizou as homenageadas e garantiu que durante seu mandato o título continuará sendo entregue.

“Parabenizar as nobres agraciadas e quero dizer da importância desse título, criado pela ex-vereadora Márcia, que hoje nos honra com a sua presença. Esse título foi criado e entregue apenas em 2019 e, devido à pandemia, só agora tivemos a oportunidade de novamente fazer a entrega. Isso nos engrandece e podem ter certeza que na nossa gestão como presidente, vamos continuar entregando essa honraria”, afirmou.

O proponente da solenidade, vereador Jerson Junior, encerrou os pronunciamentos destacando a emoção em homenagear as mulheres.

“Desejo a vocês muito sucesso. Que Deus possa abençoar cada dia mais a vida de vocês e continuem, dessa forma, inspirando outras mulheres para que no futuro elas também possam estar aqui sendo homenageadas por essa Casa de Leis”, finalizou.