novembro

Indicação nº 16/2021, de 19/10/2021

AUTOR: Vereador Dr. José Dias

PEDIDO:  Que os Agentes Comunitários de Saúde responsáveis façam as visitas domiciliares nos bairros Vila Izolina I, Belo Horizonte e Vista Alegre

Sr. Presidente:

O Vereador que a presente subscreve, solicita à Mesa, após tramitação regimental, que seja encaminhado expediente ao Exmo. Sr. Manoel Eugênio Nery – Prefeito Municipal, com cópia ao Ilmo. Sr. André Luiz Ferreira Conceição – Secretário Municipal de Saúde, fazendo a seguinte solicitação:

Que os Agentes Comunitários de Saúde responsáveis façam as visitas domiciliares nos bairros Vila Izolina I, Belo Horizonte e Vista Alegre.

Os moradores dos referidos bairros, mais especificamente das Ruas Gláucio Pereira do Vale, Angico, Gilbertina Alves, Guatemala, Paraguai, Peru, Haiti e Avenida Areado reclamam que os Agentes de saúde não têm feito as visitas domiciliares há mais de ano, e como na região tem diversos idosos hipertensos e famílias com muitas crianças pequenas, é imprescindível que tal serviço seja realizado regularmente.

A função dos Agentes Comunitários de Saúde é atuar na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias da comunidade em suas casas e orientando sobre as formas de acesso ao SUS.

Além disso, ele trabalha com o mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais da região. Assim, a estratégia de acolhimento é criada de acordo com as necessidades locais, isso permite o desenvolvimento de um plano de ação eficiente

Plenário das Deliberações, Ver. Deusdete Ferreira Paes, 19 de outubro de 2021.

Ver. Dr. José Dias

MDB